domingo, 8 de setembro de 2024

O laboratório Hegel Fenomenologia

 

1. A Certeza sensível ou: o Isto o u o 'Visar', 85

II. A Percepção ou: a coisa e a ilusão, 95

III. Força e Entendimento; Fenômeno e mundo supra-sensível, 108

IV. A verdade da certeza de si mesmo, 135

V. Certeza e verdade da razão

VI. O Espírito

VII. A Religião

VIII. O Saber Absoluto

Este é o índice de Hegel que me serve de laboratório para analisar a obra mais importante e ainda reconhecida do filósofo.

Quando eu  fiz a primeira observação deste índice achei não ter pé nem cabeça,um simples lançamento de idéias,mas analisando cada um dos capítulos,cada um no seu caput,vi que era possível entender previamente alguma coisa deste livro.

É a caminhada do espirito subjetivo no mundo,para entende-lo.

Mas aqui já surge um problema, que é a conexão possível entre este espirito subjetivo,a subjetividade, e o espirito absoluto que muitos consideram Deus,mas que Garaudy acha que não.

Como nós sabemos a dialética hegeliana visa reconciliar os homens com deus,o deus cristão.Sempre ouvi isto e nunca entendi porquê.

Quando estudei Mestre Eckhart (fui eu que o trouxe de volta[não o professor Michel Lowy])notei que a propositura da questão não estava em Hegel,mas nele e que Hegel intentou solucionar de uma maneira mais universal do que as propostas de Mestre Eckhart.

Como fez eu mostro nos próximos artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário