quinta-feira, 30 de maio de 2024

Comentários à Monadologia De Leibnitz

 

3         3-Ora, onde há partes, não há extensão, nem figura, nem divisibilidade possíveis, e, assim, as Mônadas são os verdadeiros Átomos da Natureza, e, em uma palavra, os Elementos dàs coisas.

O item 3 da Monadologia se refere a um problema clássico da filosofia daquela época:o da extensão.

Alguns pensadores admitiam que as coisas,o Ser ,possuía uma extensão.

Os atomistas ,como Leibnitz,de modo geral o negavam.

Dentro da perspectiva que predominava até então a linguagem explicativa possuía correspondência com a realidade:se existe um sujeito e um predicado,na natureza,no Ser ,existe também.

Mas os referidos atomistas entendiam a realidade de modo um pouco diferente ,como é obvio:não há como fazer esta adequação.

Os atomistas operam ,portanto,uma rutura,uma descontinuidade entre a linguagem sobre o real e o real mesmo,em si mesmo.

Porque a sua concepção do real é que ele tem uma certa divisibilidade,não necessariamente infinita,como nós lemos ai em cima.

Não é pois,inteiriço,mas dividido em partes e se há partes não há extensão,uma continuidade quiçá infinita.Mas de átomos indivisíveis e assim elementais ,isto é,fundantes da realidade.

É logico que nós vemos que esta assertiva de Leibnitz é falsa porque admite-se em nossa época uma indivisibilidade infinita,embora estejamos num período de estabilidade na busca de partículas.

O fato é que em torno deste item gira a relação entre linguagem e realidade,sujeito e objeto(descartes).Estes termos se juntam e se separam permanente ,como a teoria ondulatória  e corpuscular.E que é resolvida hoje pelo principio da indeterminação:se eu observo o real,meço-o ele é corpuscular,mas se não, ele é ondulatório,ainda que para descobrir este ultimo fato há que se fazer observações.

Como se daria isto no plano da linguagem e do  real?Próximo artigo.


 

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