terça-feira, 28 de maio de 2024

Mais uma crítica ao meu roteiro Das idéias

 

Recebi mais uma crítica sobre a falta da filosofia clássica alemã e do século XVIII  no meu roteiro de exposição.

No primeiro caso eu pretendia dar continuidade ao protestantismo ,à filosofia associada à reforma protestante ,que desembocaria no iluminismo alemão e na filosofia clássica alemã,no século XVIII.

Eu vou por então uma sub chave neste item do protestantismo,do cristianismo,que se laiciza progressivamente ,assim como outras correntes filosóficas,como o jusnaturalismo.

Talvez  ponha chave a respeito disto,porque até introduz também o problema jurídico.

O jusnaturalismo é uma criação de Cicero e dos romanos,mas neste tempo não havia “laicização”.A laicização do jusnaturalismo só ocorre com as correntes helenísticas,principalmente aquelas pré-cristãs,como o estoicismo  e com o cristianismo posterior já formado.

É esta base que serve ao jusnaturalismo e também à teoria politica para as formulações jurídicas e politicas até ao século XVIII e talvez até agora(em alguns casos).

No caso especifico do século XVIII francês,o iluminismo francês ,o materialismo francês ,realmente eu poderia ter colocado,foi uma falha ou um ato falho freudiano ,porque eu mostro frequentemente a minha critica a  este pensamento,deveras repressivo também,como a igreja que ela queria superar.

Nós precisamos entender que a vida social e politica não é dirigida por um principio de vingança ,mas de verdade e de justiça.

Não se justifica que pela existência de desfavorecidos se submeta o movimento social e a critica aos poderes deste mundo a um valor puro e simples de vingança,que s e expressa na violência.

Mas aí é outro assunto.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário