Recebi
mais uma crítica sobre a falta da filosofia clássica alemã e do século XVIII no meu roteiro de exposição.
No
primeiro caso eu pretendia dar continuidade ao protestantismo ,à filosofia
associada à reforma protestante ,que desembocaria no iluminismo alemão e na filosofia
clássica alemã,no século XVIII.
Eu
vou por então uma sub chave neste item do protestantismo,do cristianismo,que se
laiciza progressivamente ,assim como outras correntes filosóficas,como o
jusnaturalismo.
Talvez
ponha chave a respeito disto,porque até
introduz também o problema jurídico.
O
jusnaturalismo é uma criação de Cicero e dos romanos,mas neste tempo não havia “laicização”.A
laicização do jusnaturalismo só ocorre com as correntes helenísticas,principalmente
aquelas pré-cristãs,como o estoicismo e
com o cristianismo posterior já formado.
É
esta base que serve ao jusnaturalismo e também à teoria politica para as
formulações jurídicas e politicas até ao século XVIII e talvez até agora(em
alguns casos).
No
caso especifico do século XVIII francês,o iluminismo francês ,o materialismo
francês ,realmente eu poderia ter colocado,foi uma falha ou um ato falho
freudiano ,porque eu mostro frequentemente a minha critica a este pensamento,deveras repressivo também,como
a igreja que ela queria superar.
Nós
precisamos entender que a vida social e politica não é dirigida por um
principio de vingança ,mas de verdade e de justiça.
Não
se justifica que pela existência de desfavorecidos se submeta o movimento
social e a critica aos poderes deste mundo a um valor puro e simples de
vingança,que s e expressa na violência.
Mas
aí é outro assunto.
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