domingo, 26 de maio de 2024

O que Cristo é?


Quando eu era pequeno adorava os heróis do clube Marvel especialmente os deuses ou o deus :Thor o deus nórdico ,louro,a impressionar as meninas.

Um dia topei com uma imagem semelhante a esta com que encimei o meu artigo:acrescentei estas linhas pretas para representar  metonimicamente(a parte pelo todo)os diversos discursos de chegada a Cristo provenientes de toda a humanidade,pelo menos aquela parte que quer dialogar com ele,como eu a partir dos 11 anos.Fiquei impressionado com um deus que é forte de outro modo.

Um texto das aulas do professor Leonardo Boff,sobre axiologia,tratava deste fato:Cristo é como um símbolo a quem todos podem recorrer por um motivo,pela primeira vez na História   comum a todos  e em todas as épocas,o sofrimento ,as injustiças praticadas ,as barreiras indevidas.

Não é que outros  povos não tenham esta consciência,mas a partir do martírio dos profetas judeus,é que se formou a idéia de um deus sofredor que pudesse avisar aos homens de que eles comungam de problemas comuns e que deveriam lutar contra eles,dentro de uma comunidade humana.

Cristo é com quem os homens se reconhecem a si mesmos naquilo que lhes é comum e inarredável.Estas linhas são as milhões de possibilidades humanas de encontro.

A comunidade universal ,proposta por Kant,começa neste sino pregado na cruz ;a soberania popular de Rousseau também;e do mesmo jeito a dialética hegeliana(e marxista).

Amai-vos uns aos outros é o inicio da comunidade universal,reconhecida por Kant;amai-vos uns aos outros é a origem da comunhão humana que é a base da representação politica em  Rousseau;e a finalidade axiológica da dialética hegeliana(e marxista)que pretende reconciliar os homens entre si e com deus ,ativando um método e um movimento capaz de universalizar as relações.

Evidente que não existem linhas e há aquelas que pregaram o sino na cruz,mas ele é uma proposta de redenção,pela pregação de Cristo.

Muitos dizem que o termo pregar surge com Lutero ao pregar as suas teses na Igreja de Wittenberg.Mas foi com a pregação de Cristo na cruz que a linguagem do pregador fundamental,que é ele,é “ jogada” diante dos homens,inclusive dos seus ofensores.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário