Quando
eu era pequeno adorava os heróis do clube Marvel especialmente os deuses ou o
deus :Thor o deus nórdico ,louro,a impressionar as meninas.
Um
dia topei com uma imagem semelhante a esta com que encimei o meu artigo:acrescentei
estas linhas pretas para representar metonimicamente(a parte pelo todo)os diversos
discursos de chegada a Cristo provenientes de toda a humanidade,pelo menos
aquela parte que quer dialogar com ele,como eu a partir dos 11 anos.Fiquei
impressionado com um deus que é forte de outro modo.
Um
texto das aulas do professor Leonardo Boff,sobre axiologia,tratava deste fato:Cristo
é como um símbolo a quem todos podem recorrer por um motivo,pela primeira vez
na História comum a todos e em todas as épocas,o sofrimento ,as
injustiças praticadas ,as barreiras indevidas.
Não
é que outros povos não tenham esta
consciência,mas a partir do martírio dos profetas judeus,é que se formou a
idéia de um deus sofredor que pudesse avisar aos homens de que eles comungam de
problemas comuns e que deveriam lutar contra eles,dentro de uma comunidade
humana.
Cristo
é com quem os homens se reconhecem a si mesmos naquilo que lhes é comum e
inarredável.Estas linhas são as milhões de possibilidades humanas de encontro.
A
comunidade universal ,proposta por Kant,começa neste sino pregado na cruz ;a
soberania popular de Rousseau também;e do mesmo jeito a dialética hegeliana(e
marxista).
Amai-vos
uns aos outros é o inicio da comunidade universal,reconhecida por Kant;amai-vos
uns aos outros é a origem da comunhão humana que é a base da representação politica
em Rousseau;e a finalidade axiológica da
dialética hegeliana(e marxista)que pretende reconciliar os homens entre si e
com deus ,ativando um método e um movimento capaz de universalizar as relações.
Evidente
que não existem linhas e há aquelas que pregaram o sino na cruz,mas ele é uma
proposta de redenção,pela pregação de Cristo.
Muitos
dizem que o termo pregar surge com Lutero ao pregar as suas teses na Igreja de Wittenberg.Mas
foi com a pregação de Cristo na cruz que a linguagem do pregador
fundamental,que é ele,é “ jogada” diante dos homens,inclusive dos seus ofensores.
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