sábado, 18 de maio de 2024

Adendo ao Roteiro De História das Idéias

 

Eu esqueci de incluir entre os itens do meu roteiro de História das idéias três figuras que eu considero exponenciais na História do pensamento:Descartes,Pascal e Leibnitz.

Eles são importantes para mim porque são dos poucos criadores que ofereceram contribuições top de linha tanto para as “ ciências sociais”,como para as “ciências naturais”.

Eu acrescentaria alguns pré-socráticos: Tales,Anaximenes ,Anaximandro ,que fizeram algo também na ciência,mas estas façanhas não chegaram detalhadamente até nós.

Contudo eu falarei deles dentro dos objetivos deste item:as relações entre a filosofia e a  ciência,entre as ciências naturais e sociais.

É possível fazer com estes primeiros sábios o que pretendo com as três grandes cabeças citadas acima:porque em determinados  momentos alguns autores conseguem esta relação produtiva entre estas modalidades de conhecimento.

É importante analisa-lo porque sabendo as causas de porque tais pessoas obtêem  esta capacidade,quem sabe,poderíamos ,no futuro, repeti-lo.

Trata-se de discutir as relações dos criadores com o desnvolvimento histórico das sociedades,as quais,em certas épocas ,facilitam as coisas para uma produção intelectual interdisciplinar.

Às vezes tudo depende da individualidade,mas d e modo geral não se pode suprimir o papel do entorno social e histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário