Conforme
falamos no último artigo,quando Aristóteles cai no mundo real,criticando as idéias
platônicas,tem que trabalhar com a sensibilidade e a experiência e neste momento,já
que definiu a sua ontologia (metafísica),e criticou os antigos filósofos
que o precederam,tem que construir um método de conhecimento capaz de conduzir a marcha progressiva do espirito
sobre os fenômenos do real.Este método é o aporético e é um método dialético.
Uma
aporia é um contraste insolúvel(aparentemente)entre dois termos,dois problemas,que
exigem solução(euporiai) .
A
filosofia de Aristóteles é uma resposta ao que ele considera como falha dos seus
antecessores,principalmente seu mestre Platão.
A
primeira aporia é:
I.Se
o estudo das causas ,como questão introdutória,corresponde ao estudo de uma ou de
várias ciências .
Depois de definir a filosofia como a busca das causas últimas dos entes,de
todas as coisas e seres,Aristóteles pergunta se ela abarca todos os ramos do
conhecimento.
A
resposta dada é negativa,porque todos estes ramos são particulares e é preciso uma sophia
,um saber apto a encontrar os principios fundamentais comuns a todas elas.
Ao
cair na substância se nota que os saberes científicos são demasiadamente
variados para serem abarcados por um único
saber,mas todos os saberes têm algo em comum a ser investigado pela scientia
scientiarum .
Então
a primeira aporia põe em contraste um saber universal e um particular.E procura
uma forma de solução através de um saber único ,uma ciência única.
Que
ciência é esta?
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