sábado, 22 de junho de 2024

As aporias de Aristóteles A primeira aporia

 

Conforme falamos no último artigo,quando Aristóteles cai no mundo real,criticando as idéias platônicas,tem que trabalhar com a sensibilidade e a experiência e neste momento,já que definiu a sua ontologia (metafísica),e criticou os antigos filósofos que o precederam,tem que construir um método de conhecimento capaz  de conduzir a marcha progressiva do espirito sobre os fenômenos do real.Este método é o aporético  e é um método dialético.

Uma aporia é um contraste insolúvel(aparentemente)entre dois termos,dois problemas,que exigem solução(euporiai) .

A filosofia de Aristóteles é uma resposta ao que ele considera como falha dos seus antecessores,principalmente seu mestre Platão.

A primeira aporia é:

I.Se o estudo das causas ,como questão introdutória,corresponde ao estudo de uma ou de várias ciências .

 Depois de definir a filosofia  como a busca das causas últimas dos entes,de todas as coisas e seres,Aristóteles pergunta se ela abarca todos os ramos do conhecimento.

A resposta dada é negativa,porque todos  estes ramos são particulares e é preciso uma sophia ,um saber apto a encontrar os principios fundamentais comuns a todas elas.

Ao cair na substância se nota que os saberes científicos são demasiadamente variados para serem abarcados  por um único saber,mas todos os saberes têm algo em comum a ser investigado pela scientia scientiarum .

Então a primeira aporia põe em contraste um saber universal e um particular.E procura uma forma de solução através de um saber único ,uma ciência única.

Que ciência é esta?

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