sexta-feira, 21 de junho de 2024

História das idéias

 O essencial da direita

Quando eu era pequeno,vigiado por meu pai stalinista,morria de rir com aqueles programas de Flavio Cavalcanti ,com os famosos juris que julgavam os calouros daquele tempo.

Eu adorava sobretudo  a figura de Marcia de Windsor ,uma espécie de bolo de noiva ,que sempre dava nota 10 a quem ia lá.

Por pior que fosse o candidato ela dava dez: “meu amor ,pelo seu esforço de vir aqui cantar é nota dez!”.Como Carlos Imperial sempre desancava  o calouro ela dizia: “não liga para o Carlos Imperial não meu bem,ele é recalcado”.

Eu rolava de rir.

Mas só na idade adulta recente notei que este tipo de júri do passado era uma das formas de expressão de um conceito essencial da direita,que Nelson Rodrigues popularizou,mas que não era dele,mas da corrente de pensamento que ele seguia: “ toda a unanimidade é burra”.Nós poderíamos acrescentar  a peça “Bonitinha,mas ordinária”,com a afirmação,atribuída a Otto Lara Resende: “mineiro só é solidário no câncer”.

Mas isto veio tudo dos criadores da direita moderna ,aqueles que se opuseram ao discurso totalizador da Revolução Francesa,que é o mesmo das Revoluções de esquerda: “nós representamos a humanidade inteira”.

São os irmãos De Maistre e principalmente,neste caso,De Bonald,cujo fulcro do pensamento foi mostrar que estas revoluções não conseguiam expressar o âmago da sociedade e que tal proposta é falsa.

Ao longo do tempo múltiplas interpretações apareceram no rastro deste conceito essencial que é a maior contribuição legitima da direita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário