segunda-feira, 15 de julho de 2024

Do Terror e do Terrorismo

 

Seguindo na minha série sobre dicionários o termo terror serve bem à propósito do que aconteceu no domingo,tido pelo FBI como “terrorismo doméstico”.O que é isto?

Antes de responder a esta pergunta há que saber o verdadeiro significado desta expressão e porque ela é objeto de tanta ambiguidade hoje.

Como dizia Hegel quando se analisa a história de um fato e de um conceito já se está  os definindo.

O termo terror nasce no contexto da radicalização republicana e jacobina em 1792,na Revolução Francesa.Para lutar contra os emigrados,a contra-revolução,Robespierre,no comitê de salvação publica ,instituiu o tribunal revolucionário encarregado d e condenar os espiões e aqueles que enviavam dinheiro à França para desestabilizá-la e recuperar o poder da aristocracia e da monarquia.

O termo surge,pois,no contexto de uma revolução politica,para assegurar a sua continuidade.Contudo e é esta a razão das discussões até hoje,o terror perde a sua finalidade,porque seu controle se perde e começa a atingir a quem não tem nada a ver com o problema,geralmente o povo.

Na Revolução Francesa todos os setores oportunistas ,futuramente termidorianos,usaram inicialmente o terror para atacar familias aristocráticas inocentes(Mmm Du Roland[ “ liberdade:quantos crimes se comete em seu nome”])e se apoderar de seus bens e dinheiro,bem como de direitos de família.

Uma vez que esta  conexão se construiu a repressão não parou mais,desordenada, e se voltou contra o autoritarismo de Robespierre,que já queria tê-lo terminado bem antes de sua expansão.

Estes interesses unidos acabaram por depor Robespierre e instaurar o regime corrupto do termidor.

No próximo artigo eu continuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário