sábado, 27 de julho de 2024

Enciclopédia IX O abundancismo

 

Um dos verbetes mais importantes da enciclopédia que me formou,a Delta Larousse ,é o abundancismo,cujo maior defensor em economia  foi John Keneth Galbraith.

Este conceito deriva da atividade econômica dos Estados Unidos na Europa Ocidental após a II Guerra.Quer dizer:integra-se no contexto do “Plano Marshall”,que visava ajudar o continente ,mas principalmente para competir com a URSS  e os novos países socialistas à sua volta.

Integra-se ao problema geral da guerra-fria.No entanto e até por isso ,faz parte das discussões econômicas  próprias do socialismo e do comunismo,os quais ofereciam,no âmbito da utopia,uma abundância de bens ,capazes de manter a sociedade provida de suas necessidades ,para garantir o tempo livre prometido nas visões de Marx.

Então, enviesadamente, o abundancismo,na visão capitalista  ocidental pretende ser um ataque ao abundancismo  da utopia.

Eu entendo,no entanto,que se inscreve no problema geral da utopia,vindo do capitalismo ou socialismo.A utopia é realmente produzir muito para prover à sociedade e deixa-la segura.

A previsão desta produtividade exponencial obteria condições para que a sociedade  previsse igualmente uma diminuição do tempo de  trabalho,que é um fenômeno,hoje,que só acontece de vez em quando e muito lentamente.

Ir acima da capacidade da sociedade consumir imediatamente propicia segurança e a condição de produzir num tempo menor,que abre o caminho para que os homens ,como um todo(não só a burguesia)possam trabalhar e descansar e aproveitar o tempo livre cada vez mais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário