quinta-feira, 25 de julho de 2024

Um novo trabalho

 

Começo agora um projeto há muito acalentado:trabalhar com o livro “Principia Mathematica” de Newton,que será a ponta de lança do escaninho referente à ciência e à epistemologia ,que já tem Karl Marx(ao qual voltarei em breve).

Na rabeira destes estudos os grandes cientistas serão objeto de minha investigação aqui.Darwin,Copernico ,Kepler etc.serão analisados através  de seus livros.

Este um desejo acalentado desde os 6 anos,quando ainda não conhecia nenhum deles,mas já gostava da ciência.

Como Newton é um ponto essencial na trajetória da ciência ,porque construiu uma visão universal da natureza,procurada por outros sábios séculos antes,é partir dele que pretendo analisar não só as suas contribuições de per si,mas o que veio antes e as consequencias futuras de sua “ proposta”(depois eu explico as aspas).

E não só no plano epistemológico ,mas histórico e ético e moral.Outros planos podiam ser chamados aqui,mas estes são os principais problemas envolvidos no saber cientifico.

O esquema do meu trabalho é este:

Analisar o papel histórico das contribuições científicas;analisar a natureza do saber cientifico;e estabelecer os liames com a politica.

Há outras derivações  mas as exporei no decorrer do trabalho.

O primeiro “ conceito” de Newton é este abaixo:

“DEFINIÇÃO I

A quantidade de matéria é a medida da rnesma, oriunda conjuntamente da sua densidade e grandeza.

O ar duplamente mais denso, num duplo espaço é quádruplo. O mesmo se diga da neve e do pó condensados por compressão ou liquefação. Igual razão vale para todos os corpos que por qualquer causa são condensados diversamente. Neste ponto não levo em consideração o meio, se é que aqui existe algum, que penetra livremente pelos interstícios entre as partes. É essa quantidade que muitas vezes tomo a seguir sob o nome de corpo ou massa. Conhecemo-la pelo peso de qualquer corpo, pois esta é proporcional ao peso, o que achei em experiências feitas cuidadosamente sobre os pêndulos, como se mostrará adiante.”

Próximo artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário