quinta-feira, 11 de julho de 2024

Enciclopédias VII

 

Aquilo que se denomina como enciclopédia,às vezes é classificação das ciências e dos saberes ,que aliás é uma outra questão própria da reunião profissional de “ todo” o conhecimento.

É o caso,por exemplo,da enciclopédias das ciências filosóficas de Hegel:este livro veio para reunir o saber essencial da humanidade,no entender evidentemente do filósofo.

Mas,como disse,é uma tentativa de relacionar dialeticamente todos estes saberes possíveis ,segundo um critério que se pretendia universal.

Trato deste problema porque isto passou para o marxismo,para Marx e tem consequencias até hoje para a  compreensão do enciclopedismo,que era parte  do pensamento de Hegel e de Marx e que se confunde com alguns dos problemas do materialismo histórico e o dialético.

Quantas vezes  já desmontei esta totalidade totalitária que se pretende verdadeira no pensamento dos dois,que não vou repetir aqui.

Contudo ,tirando isto e é aí que eu quero chegar,há uma sobrevivência nesta proposta?Também já respondi a esta questão há muitos anos mas cabe agora aprofundar o tema.

Em termos de uma dialética da natureza ou do Ser a proposta acabou ,ou melhor,nunca existiu.

Foi sempre uma ficção  que se constituiu dentro das limitações de época, a que todos estamos  submetidos,mas que Hegel e Marx pensaram poder transcender.

O primeiro pelo movimento do Ser e o segundo pela ciência,que não excluía o movimento dialético,material,não idealístico.

Tratei em outra ocasiões do que vem a ser esta transcendência do movimento dialético e nunca tinha aplicado ao materialismo histórico e dialético.

Mas nos últimos vinte anos tem se falando muito na intersecção entre Kant e  Hegel e eu vou abrir este escaninho na série sobre enciclopédias para analisar o problema da transcendência e do conhecimento,que se revela nas enciclopédias aparentemente ultrapassadas.

Quando era pequeno e lia a minha enciclopédia formadora todo mundo dizia que não valia a pena ler algo que estava em grande parte ultrapassado ,mas eu insistia em ler .Porquê?

Vou explicar.

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