sexta-feira, 23 de agosto de 2024

As categorias e termos rigorosos de Marx

 

Aqui neste texto, tanto tempo esperado sobre os termos usados em seu primeiro volume, procuro fazer uma experiência de escrita que eu chamo “estrutural”. Como é isto?

Eu o chamo de projeto chavinhas:não gosto destes autores que vivem interpondo chaves ,parêntesis no texto.No máximo no final da página.

Mas lendo O Capital encontrei uma razão para tal:todos sabemos que O capital é a origem do estruturalismo ,tão criticado.

Ele é como uma estrutura de abordagem do processo do capitalismo,do seu movimento.

Neste sentido eu quero usar o capital,através de seu índice,como um laboratório cientifico,contendo os mais diversos temas.

Aqui e agora eu inauguro o escaninho “ laboratório”que eu explicarei fazendo.

O Capital,Vol.1 é suficiente para se compreender as teses fundamentais de Marx.Os outros volumes são preparatórios,embora tenham sido publicados depois.

Mas diante dos debates e duvidas surgidas em torno do Capital,estes volumes se tornaram mais do que úteis para se entender todo o Capital.




Nenhum comentário:

Postar um comentário