segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Continuação dos estudos Sobre Newton Método das fluxões

 

Continuando o meu trabalho com o livro de Newton devo relembrar ao leitor o  que nós sabemos:

Newton elaborou este método,que é chamado de quatro maneiras:derivada,integral,diferencial e inifinitesimal.

Diante da necessidade de abordar o universo inteiro(pelo menos conhecido na época)o cientista elaborou este método(simultaneamente a Leibnitz).


E ele está sendo trazido aqui no contexto dos meus estudos sobre filosofia e conhecimento em geral e também para ser aplicado em Marx,no Capital.Que eu vou continuar logo,logo.

Na continuação da explicação das séries Newton diz:




“No mesmo  sentido a fração 1/1+x.x pode ser reduzida(decomposta)em 1-x2+x4-x6 e assim por diante;ou ao contrário.

No item 6 ele afirma:a fração 2x elevada a x1-x2/1+ x elevado a 1/x-3x pode ser reduzida a 2x elevado ½-2x+7x elevado ½-13xelevado a -34X e assim sucessivamente.

As variações ocorrem,mas o sentido d e infinitude prossegue.É aqui que surge a grande contribuição de Ramanujan,no século XX,o “homem que viu o infinito”,de quem falarei proximamente.

Nas outras citações a mesma idéia se coloca:


Mas que eu quero ressaltar,mais uma vez,por ser útil,que a multiplicação se refere à progressão geométrica,enquanto que a soma, à aritmética.

Aquilo que nós consideramos como só pertencente à Malthus vem desde este tempo e podemos recuar a Descartes,com a geometria da incógnita.

E cada um destes lados se liga ao outro:

1)Crescimento populacional,pg/produção de alimentos pa(Malthus).

2)ritmo da produção capitalista pg/acréscimo de mercadorias pa(Marx).

Neste caso aparece a crítica de Marx a Malthus:se a população cresce em progressão geométrica e a produção capitalista é exponencial ,não tem porque alegar que é esta discrepância a causa da miséria,mas porque a distribuição das mercadorias só se faz no interesse da burguesia,no pagamento de seus custos.Ainda que Marx tenha fechado o capitalismo, ele tem razão em ver uma justificativa ideológica(perversa,digo eu)das guerras,para desviar dos problemas do modo-de-produção.

3)capacidade exponencial das máquinas pg/sub consumo pa(sismondi).

Sismondi me parece estar mais próximo da verdade.Não é possível distribuir pura e simplesmente a produção porque os custos continuam.Então a sociedade através do estado e do público devem intervir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário