terça-feira, 20 de agosto de 2024

Continuação e delimitação dos meus estudos sobre Newton

 

Com este artigo anterior eu encerro a análise do método das fluxões porque eventualmente posso retornar a este livro,mas ele já cumpriu o seu papel,que era o de mostrar como funciona o cálculo infinitesimal.

Devo continuar privadamente estes estudos,mas dentro dos textos sobre a matemática,a série “eu e a matemática”.

Então o texto que se apresenta agora é para mostrar as consequencias finais mais importantes para a compreensão de Newton e o seu lugar na História da humanidade e da ciência.

O que Newton realmente fez?No tempo dele já outros físicos tinham chegado à fórmula da  gravidade: “matéria atrai matéria na razão direta das massas e no inverso do quadrado das distâncias”.

Todos eles,como Newton, estudaram o fenômeno das marés e chegaram às mesmas conclusões.O que Newton fez de diferente foi transferir para o universo inteiro esta verdade,verificando as variações possíveis  e para isto criou o método.

Se nós observarmos o esquema abaixo:

O esquema simplificado(naturalmente)do universo:por ele nós vemos que esta regra da gravitação vale para todos os corpos,mas só é possível compreender o universo como um todo se tivermos a matemática capaz de analisar todas estas distâncias ,todos estes corpos.

Um corpo diante de outro corpo menor.Nós temos que descobrir:

O que os separa e os une,o que os diferencia e os integra,numa escala infinitesimal,a partir de um função derivada do tempo.

Foi isto que Newton fez.







Nenhum comentário:

Postar um comentário