quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Para entender os filósofos (vários)

Quando comecei a estudar filosofia, nos idos dos anos 70, topei com Caio Prado Junior, que nesta área era e é muito atrelado ao marxismo ortodoxo stalinista.

No entanto, alguns truques aprendi com ele para abordar filósofos e temas filosóficos. Não sei se foi ele ou meu pai que me trouxe esta imagem abaixo:

Por ela tive grandes sucessos pedagógicos como professor e aluno e hoje vejo-a como um meio de entender carradas de problemas filosóficos: a questão do tempo para os filósofos como Aristóteles e Descartes; a visão parmenídica e eleata do tempo(e sua influência sobre estes filósofos); a natureza do tempo e as múltiplas visões, como a de Santo Agostinho; questão do instante nos filósofos modernos, mas especialmente em Descartes; relações entre tempo e movimento, na filosofia e na ciência; os padrões racionais; a questão do nada; a questão da dialética (entre um termo e outro) e outras questões de que depois falarei.

Então, este pequeno diagrama ou modelo desencadeia uma série de discussões científicas e filosóficas e serve para a construção de outros modelos mais complexos.

Neste escaninho, abordarei estes problemas a partir dele e desenvolverei estes novos diagramas.

O primeiro filósofo de cuja abordagem nasceu esta minha ideia é Aristóteles: a concepção do tempo e a sua padronização racional. No próximo artigo.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário