sábado, 29 de junho de 2024

O problema da propriedade No marxismo e no comunismo

 

Hannah Arendt explicou de forma cabal como se deu o desenvolvimento do mundo moderno,que se costuma colocar na Revolução Francesa.

Esta Revolução,eminentemente politica,teve grande influência das Revoluções Inglesas,eminentemente burguesas(não adianta os radicais chorarem).

Foi num determinado momento da revolução francesa que a intenção de copiar o modelo constitucional inglês(burguês)se acabou,em grande parte por causa da casa real francesa.

A jornada do X de agosto de 1792 implantou a república e deste passo em diante as verdades das revoluções inglesas(burguesas)foram esquecidas.Entre elas o principio da propriedade.

Em nenhum marxista se vê uma ataque ao principio da propriedade inidividual,mas também não há um conceito positivo dela,o que permitiu aos bolcheviques ,até 1991,fazerem o que quisessem com ela.

Quando era preciso obter apoio de alguém mais pobre,bastava tirar a propriedade de alguém mais abastado e tudo ficava bem.

E no socialismo real ,as violações de domicilio eram frequentes,em nome do coletivo.

Na URSS não havia herança e o estado todo-poderoso manipulava as relações de família.

Tais concepções foram herdadas do republicanismo radical da revolução francesa que privilegiava o “ coletivo” republicano ,em detrimento da vida privada e cotidiana.

Rousseau ganhou a parada de Locke.O intelectual francês sobre o burguês inglês.

No segundo Tratado Sobre o Governo Civil Locke trata da propriedade.Próximo artigo.

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