domingo, 30 de junho de 2024

Em torno a Marx IV A melhor biografia de Marx

 

Estou atrasado quanto a Marx propriamente dito e volto aqui para estabelecer as balizas de comentários sobre ele,a partir da já elogiada biografia de Gareth Jones.

Gareth Jones é um jornalista americano(estadunidense)que denunciou a fome da Ucrânia e  por isto foi morto,provavelmente pelos soviéticos.De qualquer forma está desaparecido até hoje.

Naturalmente ela não é uma biografia perfeitíssima.Percebe-se que não sendo ele de “ dentro” do marxismo faltam-lhe referenciais  um tanto quanto necessários e óbvios.

Mas por outro lado a biografia é extremamente profissional e isto porque não há senão referencias relacionadas ao trabalho do biografado ,sem  citações pessoais escandalosas.

E mais:a moldura cultural,politica e intelectual em que se forma o pensamento de Marx,auxilia a compreender como ele foi se tornando original e  próprio.

De quebra é possível trabalhar com o próprio desenvolvimento da época,autonomamente.

Em função disto pude fazer fichas muito importantes e bem rigorosas deste livro e do pensamento de Marx,me permitindo fazer comentários detalhados de sua obra e seu pensamento.

Nos próximos artigos  eu tratarei das fichas e anotações que já fiz e que vou fazer,porque ainda leio este texto.

A primeira não é a inicial da biografia,mas que eu considero muito elucidativa e que  ajuda a demonstrar algumas das minhas críticas.

É sobre as relações com Feuerbach:no fundo no fundo não procede a afirmação de Engels dando conta  de  que: “em um determinado momento,fomos todos fuerbachianos”.

Marx continuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário