Uma das coisas mais decisivas e importantes quando se
fala de Hegel é mostrar os seus limites.Num momento preciso,1806,uma mudança em
seu pensamento teve repercussões históricas notáveis,que vamos analisar aqui.
A diferença entre estes dois hegels a que afinal nos
referimos,é entre o fenomenológico e o científico.No periodo conhecido como o
de “ Jena”,em 1806,se dá a passagem tantas vezes debatida e conhecida entre
este Hegel fenomenológico e o “científico”.
Ele mesmo nos fornece a diferenciação na ciência da
lógica:
“Así es como, e n 1 a Fe no m en olo g í a de 1 Es p í
r í tu , he intentado exponer la e o n e i en e i a . La conciencia es el espí-
ritu en cuanto objeto concreto; pero su movimiento progresivo descansa únicamente
-como ocurre con el desarrollo de toda vida, natural y espiritual- en la
naturaleza de las es en e i a 1id a des puras. que constituyen el contenido de
la lógica. La conciencia, en cuanto espíritu que aparece y que se libera en su
camino de su carácter imediato y compacto, viene a ser saber puro, que tiene
por objeto aquellas esencialidades puras mismas, tal como en y para sí son.
Ellas son los pensamientos puros, el espíritu que piensa su propia esencia. El
automovimiento de esos pensamientos es su vida espiritual, y es aquello por lo
cual se constituye la ciencia y de lo cual es ella exposición.”
Como vemos nesta citação definidora de Hegel,a
Fenomenologia trata da consciência que como movimento do pensamento reside na
observação da realidade natural e social.Ela elabora o conceito sobre as
coisas.
O automovimento próprio deste pensamento,Hegel
diz,constitui a ciência ,que por
sua vez é uma ciência da lógica .
Vamos entender tudo isto:a fenomenologia é o movimento
do pensamento puro,que elabora o conceito sobre as coisas;a ciência identifica
os conteudos e essências das próprias coisas,em si e por si mesmas,no seu
movimento real;um movimento que possui uma lógica, a qual se diferencia da
metafísica,por deter em si um movimento que deixa em aberto a possibilidade de
transformação do mundo,coisa que a metafísica não é capaz de fazer.Hegel
pretende substituir a metafísica pela
lógica,sem o conseguir,como veremos depois.
Neste momento precisamos este passo da obra porque ele
teve consequencias muito importantes para a história ulterior do pensamento
e da história em si mesma.
Isto porque o movimento identificado com esta forma de
dialética moderna passou a ser dominante e a definir muito dos comportamentos de
vários movimentos,à esquerda e à
direita.
Conforme nós já sabemos o que diferencia muito o
pensamento dos intelectuais do seu tempo,é que ele entendia os desvios da
Revolução Francesa como naturais dentro
do processo histórico geral.
Contudo,destas constatações iniciais até o ano de 1806 a preocupação d e Hegel era
de entender o processo geral do movimento a partir da consciência ,mas não havia ainda algo semelhante com relação
ao movimento próprio do Ser.
Os estudiosos demonstram que em determinados escritos
da época em que ele morava em Iena a sua tendência foi atribuir o movimento
dialético às coisas mesmas,aos conteudos sociais e naturais observados e que o
mundo era lógico,uma alternativa à superação da metafísica,que Hegel desejava.
Quando Revolução
ocorreu notou-se que o passado tinha sido de alguma forma superado,pelo
principio do movimento permanente,mas Hegel queria dar uma explicação lógica a
este movimento.
Como fizera com a Revolução, agora ele entendia que o
espirito de uma época podia ser abarcado por uma lógica cientifica,diriamos
hoje objetiva.
Parece que a visão de Napoleão entrando soberano na
cidade de Iena teve sobre ele o mesmo efeito que a constatação de que o terror
e o termidor eram partes do mesmo
processo de auto-consciênccia da razão,esta razão ,primeiro fenomenológica e
depois científica.
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