sábado, 15 de abril de 2023

A crueldade fraternal


As imagens indignas

Este escaninho tem para mim ,acima de tudo,o significado de catarse quanto aos sofrimentos humanos,sempre causados pelo homem mesmo.Hoje tal é considerado ,no minimo,inutil,sem falar em demagogia e vitimização.Estes fenômenos existem e ainda é necessário pensar neles ou lembrar.

Tanto a esquerda como a direita criaram certezas absolutas e por isso,de um jeito ou de outro,denegam a importância desta lembrança,lembrando Nietszsche,que inquinava a esta atitude um propósito sádico de obter vantagem se solidarizando com o sofrimento do outro,sem estar sofrendo.

Diversas vezes eu disse que não basta crer que se tenha o caminho da utopia,porque enquanto ela não vem,o sofrimento permanece e aquele que milita tem que fazer como São Paulo em relação a Cristo:lembrar do sofrimento.

Mesmo depois da utopia será necessário pensar na limitação humana e nos riscos permanentes do caminho humano.

Estas certezas ideológicas criaram a banalidade do mal.Se a solução está dada não há porque mais pensar no sofrimento humano.

Ser pessimista é uma coisa,mas lembrar ds direitos da pessoa comum quanto à sua paz no cotidiano é da essência do revolucionário.Daquele que quer de fato mudar.

O personalismo dominante depois do stalinismo ,combinado com a certeza psicopática dos ortodoxos da esquerda igualou a revolução com a reação:chorar diante de uma pessoa que está na miséria e a aprofunda tendo que sair de seu barraco para viver sabe-se lá como ,na rua, é coisa de mole;se angustiar diante de pessoas que precisam sair de seu país em guerra,e coisa de fresco;pensar nas pessoas que vão sofrer uma tortura,uma injustiça,é coisa de cinico,que não luta por elas.

Acontece que nem sempre o cidadão comum tem como ajudar,senão se anulando,eventualmente.A luta revolucionária,mesmo ela ,não abarca todasa as pessoas.

Mas eu,que pago imposto,voto e trabalho,exijo da mediação politica,dos governantes que solucionem isto logo,o mais rápido.Como diz Caetano,porque eu quero.

Na intersecção entre o cristianismo e o comunismo,a lembrança deste sofrimento,como a lembrança do sofrimento de Cristo,separa o revolucionário totalitário do revolucionário consequente.


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