Série:Filosofia
Após muitos estudos eu digo que não é
culpa de Nietszche e de
outros filósofos,como queria Luckács(“ A Destruição da Razão”),diretamente,a gênese
do nazismo,mas indiretamente sim,porque ele,como tantos outros filósofos,citados pelo
marxista,acreditava num
papel novo para esta
figura providencial,o uber-mensch(além-do-homem),que não tem
preocupações morais.
Tenho para mim que,numa
época de intenso moralismo,como foi a
época vitoriana na Europa do século XIX,esta atitude correspondia a uma
revolta contra a pressão que este moralismo exercia sobre os espíritos livres,principalmente nas relações
privadas,impedindo o livre fluxo das
decisões individuais,que deviam ser sempre referenciadas a este coletivo-manada que Nietszche
tanto desprezava e eu também.Escusado dizer que a Igreja Cristã
em geral,ocupava um lugar fundamental neste vitorianismo,pela imposição de
virtudes cristãs,como a
abnegação absoluta,o “ amai-vos
uns aos outros”,frase idealizada
que nos “ obriga”,(os que desejam se integrar à manada...)a oferecer
a face direita(ou a esquerda?),sem observar que este tipo de amor iguala
o que tira e o que bota a criança
no forno crematório...
Mas,por outro lado,inquinar a compaixão,a
virtude paulina, como algo
que cria
o ressentimento,que
despotencializa a vida,o
uber-mensch,como se esta se resumisse na experiência individual,gera uma nova
idealização,uma nova ideologia,como consciência falsa.
A ausência de culpa,substituída pelo critério da “ má-consciência”,é o vestíbulo da psicopatia,da agressão,venha de onde vier.
O ter Nietszche elogiado os judeus
não o livra de defender ,avant la
lettre,um fascismo judeu,que o há,sem
dúvida.
A característica
fundamental do Diabo é querer
ser único,intocável,mas ele é
apenas ressentimento,uma busca
de experiência singular que não se realiza e que é a origem do ressentimento.O ressentimento se
define por querer se
separar do outro sem ser isto
possível,porque São Francisco e Hitler
estão interligados.Então onde se
faz a separação e qual é
natureza do bem e do mal?Na dor.
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