domingo, 7 de abril de 2019

A grande contribuição de Einstein

Na verdade o que Einstein fez na História foi adiantar o relógio do conhecimento.A sua contribuição é real,apesar do que diz a atual direita brasileira,boçal.Mas a distância dela para a de outros,cientificamente falando, não é tão grande quanto a midia em geral propaga.
Realmente ninguém se interessou pelos problemas da física até ao momento em que ,com a bomba atômica,eles se tornaram midiáticos e a partir de um erro que o senso comum,como sempre,comete:atribuir a Einstein a responsabilidade pela destruição de Hiroshima e Nagasaki.
A descoberta dos segredos do átomo,da transformação da matéria em energia( e o inverso),gerou efetivamente a bomba,mas como é possível que alguém,não só Einstein,soubesse disso em 1905?
Durante muito tempo muitas biografias reproduziram este erro e em nome do escândalo que vende,deturpou na mente da juventude a realização do cientista.
E isto vale para Freud,Marx ,Nietzsche.Eu já cheguei à conclusão de que uma das tarefas dos pesquisadores(eu incluído)é limpar este caminho que vai da contribuição dos criadores com o povo,porque o que isto provoca de problemas ,agitações, cataclismos,é uma grandeza.
É uma tarefa dos professores,que ,no entanto,muitas vezes dão seguimento a erros deste tipo.Isso ocorre,num contexto normal,porque não são pesquisadores e não têm,normalmente,a liberdade de contestar certas informações,por receio de represálias.
Isto põe um outro problema,relacionado com Einstein e os outros:o discurso de poder manipula o conhecimento para obter vantagens,mas no caso de Einstein isto teve uma consequencia positiva,pois,por considerarem as visões dele como “ degenerescência judaica”,os nazistas não deram importância às revelações do átomo propiciadas por ele.
Alguem poderia usar este exemplo para mostrar que o conhecimento deve ficar oculto,na mão de pessoas responsáveis,mas a verdade é que se todas as consequências fossem conhecidas,de pronto,transmitidas por meios responsáveis,os perigos da revelação de verdades poderiam ser impedidos por uma opinião pública consciente.
Tenho certeza de que os caminhos tortuosos entre o poder e a ciencia é que impuseram uma barreira à construção da bomba pelos alemães.Se eles soubessem e fossem informados a teriam feito,mesmo que acreditassem numa “ciência judaica”.Não dariam a menor pelota para isto.E teria bom paar eles se ninguém soubesse de nada.
Não existe isto de ciência de classe,judaica,enfim,o que a ciência é é transcendente.Ela vale por cima de tudo,enquanto suas assertivas se adequarem ao mundo real.Ou o contrário.
Mas a pequena contribuição de Einstein tem uma consequencia para a humanidade,porque se não fosse ele,que ,fora da universidade,e sozinho,se interessou desde criança pelas grandes questões de sua época,outros levariam mais tempo para desencadear toda uma pesquisa física que mudou completamente nossa visão do mundo,nos separando de séculos passados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário