sábado, 12 de agosto de 2023

Duas notas de meu novo livro sobre o problema da desigualdade

 6-Logo no inicio Marx se refere ao problema citando Rousseau: “ Se os homens fossem iguais bastava copiar Rousseau aqui inteiramente”.

7-E Engels ,em um dos prefácios posteriores à morte de Marx diz: “é lógico que há diferenças entre as pessoas nos diversos paises”.

8-Hannah Arendt tratou desta relação de Marx com os liberais estudando a “Ideologia Alemã”,na parte referente ao comunismo,em que Marx propõe uma liberdade que é inteiramente liberal,que é um sonho liberal:ele afirma que o homem,se libertando,da faina diária,poderia ser muitas coisas,se tivesse tempo livre.

Para ter tempo livre produziria exponencialmente e guardando o produto do seu trabalho,teria como descansar mais tempo.Para manter esta situação era só manter a produção neste nivel exponencial de modo que o homem “ livre da canseira(Brecht[Vida de Galileu]),poderia “ser operáriod e manhã,artista de tarde e amante de noite”(Ideologia Alemã).

9-Isto está nas “Memórias de Kruschev” e faz parte do debate entre o lider soviético e Mao sobre o problema da transição do socialismo ao comunismo:para o soviético(acertadamente a meu ver),o igualitarismo é uma forma de idealização e negação do real e que conduziria o “ Grande Salto para a frente” para o desastre,como se deu na “ Coletivização pelo alto” de Stalin(na qual Kruschev participou como aparato repressivo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário