domingo, 3 de setembro de 2023

Massacrados

 Os crimes de Stalin

Na questão da abordagem dos crimes em nome do socialismo e do comunismo tem uma importância capital para mim o fato de eu só ver as mesmas fotos “ comprobatórias”.

Todas as outras que eu vi ao longo da vida não mostram os acontecimentos alegados.

Se nós compararmos com a visibilidade dos crimes nazistas nós vamos ficar preocupados,como eu fico.

Também,no entanto,não se há de negar que os crimes do Rei Leopoldo II ,as comissões da verdade na África do Sul,as comissões da verdade nos países do cone sul,no Brasil ,não trouxeram senão depoimentos e mesmo estes,tão substantivos não são objeto de questionamento,sem apresentar fotos dos crimes propriamente ditos.

No caso dos crimes de Stalin,em nome do comunismo e do socialismo,a intersecção ideológica,os interesses politicos assumem um peso muito diferente dos outros casos.

Se nós pegarmos os crimes nazistas nós vemos toneladas de pessoas amontoadas mortas por fome e outras ignominias.Nos outros casos não se vê nada.

A pura e simples narrativa só tem valor se as narrativas forem bem circunstanciadas,bem concatenadas e referentes a pessoas reais.

Uma das coisas que eu como pessoa de esquerda tenho necessidade de ver estas pessoas por trás das estatísticas.

As estatisticas parecem se reportar ao critério próprio de Stalin,que elaborava listas durante as madrugadas,colocando sobre nomes reais certas notas,um x em vermelho.

Até ao presente momento só tenho visto estatísticas e narrativas.Atenção leitor,não quero anunciar a minha reconciliação com Stalin.Apenas gostaria de ver estas pessoas,de sentir no rosto delas o peso de algum sentimento revelador.

Ora a postura de luta;ora uma contrariedade controlada como do cientista Vavilov,oponente mais qualificado do que Lyssenko;ora a ironia;ora a tristeza.

As narrativas e estatísticas parecem causar no meu âmago a mesma sensação de repulsa à Stalin.Nas minhas pesquisas o “ mundo de Stalin”parece estar sempre presente.

Não consigo sair deste circulo e isto me assusta.Eu já me referi a este problema:os crimes de stalin são iguais aos que o ocidente cometeu e por isso parece haver uma recusa em repudiá-los porque se assim é,é o passado da humanidade que deve ser revisto.E muita gente em todo o lugar não quer fazer isto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário