Continuando
na primeira definição da Monadologia nós devemos dizer que todas estas
conceituações são abstrações do mundo real.Nós podemos pensar a Mónada desta forma:
A
substância ,que em Aristóteles é a essência de algo,do Ser,ocupa a monada,que é
ela ,substãncia e a forma da mesma.
Mas
tudo isto ,como já notamos não é senão uma abstração,admitindo a existência
deste átomo ,que ainda não fora provado realmente no tempo de Leibnitz.
Então,
uma suposição ,que sentido e utilidade tem uma noção como esta?
O
atomismo ,de modo geral,desde os gregos até a tese de doutorado de Marx,existe para
dar sentido à natureza,ao Ser como natureza,como matéria.
Admitindo-se
que a matéria possa se dividir indefinidamente é possível organizá-la de modo
racional.
Ainda
que não houvesse átomos a discussão sobre a natureza e seu “ significado” se
constrói a partir desta noção.
Hoje
em dia a natureza é vista como algo que é,que não é pré-dada,segundo premissas rígidas,mas
a sua existência ainda exige uma explicação,um “ sentido”,compreensível,racional
e racionalizável.
É
aí que o atomismo se mantém como um pensamento útil e com sentido.
Com
a “ confirmação” do átomo(porque no atual estado da física não há representação
dele),o atomismo é um fenômeno histórico/cientifico que pode ser analisado como
passado,mas como problema de lógica,de...sentido e significado,isto
é,permanece.
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