domingo, 12 de maio de 2024

Comentários à Monadologia II De Leibnitz

 



Continuando na primeira definição da Monadologia nós devemos dizer que todas estas conceituações são abstrações do mundo real.Nós podemos  pensar a Mónada desta forma:

A substância ,que em Aristóteles é a essência de algo,do Ser,ocupa a monada,que é ela ,substãncia e a forma da mesma.

Mas tudo isto ,como já notamos não é senão uma abstração,admitindo a existência deste átomo ,que ainda não fora provado realmente no tempo de Leibnitz.

Então, uma suposição ,que sentido e utilidade tem uma noção como esta?

O atomismo ,de modo geral,desde os gregos até a tese de doutorado de Marx,existe para dar sentido à natureza,ao Ser como natureza,como matéria.

Admitindo-se que a matéria possa se dividir indefinidamente é possível organizá-la de modo racional.

Ainda que não houvesse átomos a discussão sobre a natureza e seu “ significado” se constrói a partir desta noção.

Hoje em dia a natureza é vista como algo que é,que não é pré-dada,segundo premissas rígidas,mas a sua existência ainda exige uma explicação,um “ sentido”,compreensível,racional e racionalizável.

É aí que o atomismo se mantém como um pensamento útil e com sentido.

Com a “ confirmação” do átomo(porque no atual estado da física não há representação dele),o atomismo é um fenômeno histórico/cientifico que pode ser analisado como passado,mas como problema de lógica,de...sentido e significado,isto é,permanece.


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