Existem
alguns pontos de contato sim entre os dois.Em Also Sprach Zaratustra sobre a “
Virtude amesquinhadora”,Nietzsche faz algumas considerações sobre as pessoas
pequenas,que não têm grandeza e que o provam com estas virtudes comezinhas do
cotidiano,estes moralismos diminutos que visam dar uma imagem impoluta às
pessoas.As quais muitas vezes o fazem para esconder algo terrível.
É
sabido que Nietzsche relacionava a feiúra com estes moralismos e usava como
exemplo Sócrates,que era muito feio,segundo ele,exatamente,por causa destas
preocupações racionais e éticas.
Quando
os nazistas e Hitler se referem a uma arte degenerada,a um comportamento degenerado
e decadente nomeiam a feiura como consequencia e medida disto.
Mas
acrescentam algo que já está neste
capitulo do Zaratustra ,que é a doença.O moralismo é uma doença derivada de
comportamentos virtuosos,próprios de piolhos pequenos que vivem nas frestas de
porta e no meio fio.
Em
alguns momentos Nietzsche se distancia de Hitler,mas em outros se aproxima
perigosamente.
Uma
análise acurada o distancia ,mas em pessent,encontramos,aqui e ali,pontos de
contato.
A
mesma figura individual,perspectivista,pode ser usada no bom sentido da liberdade,como
no da pretensão de ser um homem providencial,a solucionar tudo,pela vontade.
Nietzsche
não o deixou bem explicado não e o senso comum(bem como os oportunistas)se
valem desta incompreensão para explorar o pensamento do filósofo.
Mas
ele ajuda um bocado,com afirmações referenciadas a uma base,que nem todo mundo
conhece.
Nietzsche
é um dos filósofos mais complexos neste sentido.
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