sábado, 15 de fevereiro de 2025

Nietzsche e Hitler

 

Existem alguns pontos de contato sim entre os dois.Em Also Sprach Zaratustra sobre a “ Virtude amesquinhadora”,Nietzsche faz algumas considerações sobre as pessoas pequenas,que não têm grandeza e que o provam com estas virtudes comezinhas do cotidiano,estes moralismos diminutos que visam dar uma imagem impoluta às pessoas.As quais muitas vezes o fazem para esconder algo terrível.

É sabido que Nietzsche relacionava a feiúra com estes moralismos e usava como exemplo Sócrates,que era muito feio,segundo ele,exatamente,por causa destas preocupações racionais e éticas.

Quando os nazistas e Hitler se referem a uma arte degenerada,a um comportamento degenerado e decadente nomeiam a feiura como consequencia e medida disto.

Mas acrescentam algo que já está  neste capitulo do Zaratustra ,que é a doença.O moralismo é uma doença derivada de comportamentos virtuosos,próprios de piolhos pequenos que vivem nas frestas de porta  e no meio fio.

Em alguns momentos Nietzsche se distancia de Hitler,mas em outros se aproxima perigosamente.

Uma análise acurada o distancia ,mas em pessent,encontramos,aqui e ali,pontos de contato.

A mesma figura individual,perspectivista,pode ser usada no bom sentido da liberdade,como no da pretensão de ser um homem providencial,a solucionar tudo,pela vontade.

Nietzsche não o deixou bem explicado não e o senso comum(bem como os oportunistas)se valem desta incompreensão para explorar o pensamento do filósofo.

Mas ele ajuda um bocado,com afirmações referenciadas a uma base,que nem todo mundo conhece.

Nietzsche é um dos filósofos mais complexos neste sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário