sábado, 24 de dezembro de 2016

Meu encontro com Marx e Freud X




Freud sobre o marxismo



O cerne da dissensão de Freud quanto ao Marxismo,o é em relação ao seu monismo econômico(economicismo diria eu).
Para Freud outros fatores jogariam um papel tão decisivo quanto esta mediação.E a “ libertação” do processo econômico não significaria uma libertação total da vida humana,pois o homem teria que se haver com estes outros fatores que operam na sua vida.
Se o objetivo de Marx é deslindar esta “ exploração econômica” Freud afirma que significados,símbolos,valores não são redutíveis a esta problemática ,antes lhe são transcendentes.
Freud não analisa as questões históricas,embora tenha ido buscar certas fontes em alguns livros,como “ Totem e Tabu” e  “ O Mal –Estar na cultura”,mas compreende que a formação destes símbolos,significados e valores têm uma origem no tempo e se transformam no seu fluir,sendo condição do crescimento humano o tomar consciência destes fatos.
Freud,neste último livro,chega a ridicularizar as visões do bom selvagem,como se ele tivesse superado a sua inadequação natural humana(neurótica) e se constituísse   por isso num modelo para o homem atual.
Mas o reconhecimento desta inadequação é um fator decisivo,que nem a pura luta econômica por liberdade pode suprimir como problema,mesmo após a “ vitória”(da revolução).
As revoluções são ideais,que como todos ,falseiam a inevitabilidade da necessária frustração humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário