sábado, 9 de dezembro de 2017

Nietzsche e Wagner

Série Filosofia




Sempre afirmei aqui que achava exagerada a vinculação, feita por Lukács, de Nietzsche aos propósitos imperialistas da Alemanha,mas no que diz respeito ao objetivo de unificação  alemã  pela aristocracia junker é outra coisa.O transvalorador de valores é um conceito muito útil dentro deste contexto político.
Quando se pensa que durante muito tempo Nietzsche e Wagner conversaram constantemente,dá para imaginar,sabendo que este último colocou  claramente a sua arte  à disposição deste intento,que Nietzsche passou por um processo de dúvida.Talvez Wagner o quisesse convencera fazer algo semelhante com sua obra.
Depois que Wagner se converteu ao cristianismo Nietzsche rompeu com ele,o que indica que houve uma discordância filosófica.Mas isto  pode esconder algo mais.
Senão vejamos:para Nietzsche o cristianismo é a negação do uber-mensch,o transvalorador de valores.O cristianismo é o rebanho, a consciência do rebanho.Wagner parece ter apontado ,com esta conversão, para o fato de que pôs a sua arte ao serviço da política por necessidade,pelas exigências da “ condição objetiva”.
Mas Nietzsche não a aceitou.Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário