domingo, 10 de maio de 2020

Clarice ,poeta do amor.

To spanish eyes




Pouca gente conhece a faceta de poeta de Clarice Lispector a maior entendida da alma feminina reprimida dos últimos tempos.Mas eu conhecia uma sua poesia só ,a respeito do bandido mineirinho,mas existem outras tentativas poéticas,principalmente sobre o amor e a alma feminina.
Clarice teve uma vida dificil,que transformou em ótima literatura,não uma literatura feminina,mas uma em que a mulher tem centralidade.
Mais do que a centralidade da mulher,é fundamental o amor da mulher ,como é o amor da mulher.Complexo,dificil,quase como um enigma com o qual se abre um cofre,que guarda o seu coração.
Mas para o homem que respeita a mulher in totum,não só o corpo,esta imensa dificuldade que este imenso oceano que é a mulher,é a garantia do verdadeiro amor feminino.O homem é rápido,imediato,sexual,mas a mulher é mediata,lenta,amorosa.
Conseguir a mulher de forma fácil e rápida é já tê-la perdido.É ficar com ela um momento do qual não nasce nada.Mas a demora se funda na esperança de tê-la ,se funda na verdade do amor ,quiçá impossível, e deste esforço alguma coisa fica,para sempre.Este é o sentido da frase de Goethe:” Se te amo que te importa?”E desta de Clarice:
Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.

https://www.youtube.com/watch?v=mIyXFyR9JBQ Spanish eyes com elvis presley

Nenhum comentário:

Postar um comentário