sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

A diferença entre Heidegger e Husserl

 

Husserl foi professor de Heidegger e é o criador da fenomenologia.Forçoso é dizer que Heidegger obviamente trata mais do Ser,enquanto que Husserl é afeito às essencias.

Eu tenho já dito inúmeras vezes que acho inaceitável falar em sentido sem essências ,mesmo nas acontecências”.No fundo toda a proposta fenomenológica se estrutura na apresentação permanente de fenômenos que se põem como existentes.

Não há uma busca de uma ontologia substantiva,mas o acompanhamento de um percurso real.

Não se trata de explicar o que é um boi,mas acompanhá-lo no seu trajeto de vida.No seu trajeto de fenômeno.

Como Nietsche tinha posto ,a linguagem do real era um acompanhamento das ações.Era uma narrativa e os seus textos expressam muito este modo de escrever:não se trata de explicar,mas de narrar fatos que formam um significado e um pensamento.E um...sentido.Isto tem a ver com certos procedimentos da sociologia ,que se une com narrativas proto-literárias,como as de Euclides da Cunha e Gilberto Freyre.

Mas em todas estas formas de linguagem há uma essência,não no sentido substantivo,Aristotélico,mas no sentido de que não se pode prescindir de elementos definidores do fenômeno.

Heidegger não é propriamente não-explicativo,mas condiciona a explicação a esta passagem ,numa filosofia aberta para o mundo.

Heidegger nunca gostava de ser chamado de fenomenológico extamente por isto,mas havia uma outra razão:a permanência da essência vinha de Husserl e a filosofia de Heidegger queria prescrutar o ser nesta sua passagem.Mas continuo dizendo:só há sentido com as essências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário