domingo, 7 de fevereiro de 2021

Proudhon e Marx

 

Chegou o dia de abordar o núcleo central da diatribe entre Proudhon e Marx,que sempre me intrigou durante toda a vida.Contei certa vez um episódio de minha vida de estudante:eu disse a um velho anarquista na uerj que me dedicaria ,em minha dissertação,à Marx,ao que ele objetou “ Marx copiou tudo de Proudhon”. E eu quis ,a partir de então,ver se isto é fato.

Agora tenho condições de analisar este fato.Se é fato.

Proudhon se insere no processo de difusão do hegelianismo e neo-hegelianismo,assim como Marx.Na verdade as tradições essenciais do movimento social estão aí se fundindo,se debatendo e se constituindo numa nova força de mudança,desencadeada pela filosofia dialética de Hegel,que pretendia fundamentar as leis gerais do movimento,assim como fizera a física de Galileu e Newton.

O movimento justificava a propositura de uma revolução capaz de destruir a velha ordem e construir uma outra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário