quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Jacob Boehme e Platão

 

Dentro da minha formação e dos meus critérios a situação básica de Jacob Boehme é muito parecida com a de Platão e não era para menos em se tratando de um autor cristão.

O cristianismo ,todo mundo sabe,tem uma origem em Platão,que foi progressivamente invertido na sua ascese para exaltar não os aristocratas,mas os escravos,os servos,os pobres.

Mas tanto nele quanto no cristianismo ,quero dizer,nos fundamentos de ambos ,há um “estupro” conceitual,que lhes permite dar prosseguimento ao seu pensamento.

Platão chamou este estupro de “ parricidio” em relação ao filósofo que ele considerva o seu pai espiritual ,Parmênides,para quem a identidade do Ser era rígida e incontrastável.Ao elaborar a sua ascese a partir da oposição do Ser e o Nada,teria ele cometido este atentado contra seu mentor.

No cristianismo,a figura de Deus produz somente o bem.A crença no seu Deus é a crença no bem,na razão que está do lado de quem nele acredita,mas com Jacob Boehme algo parecido com Platão,ocorre com este filósofo e teólogo:na sua concepção de Deus o bem e o mal estão presentes e relacionados(antecipando Kant).

Para o cristianismo e qualquer concepção de Deus, admitir que dele provém também o mal é um “parricidio” semelhante àquele de Platão.

Evidente que Boehme despista muito esta verdade atribuindo a maldade à condição humana de Cristo,mas não tem como não separar estas duas coisas:Deus e sua criação.

Só assim,no entanto,é possível ao protestantismo fazer um discurso mais consentâneo com as suas concepções,isto é,entendendo ,entre outras coisas,que é preciso encarar o mundo real,o mundo do mal,de frente ,manipulando os seus elementos constitutivos(como o dinheiro)sem um sentimento de culpa tão avassalador como o dos católicos.

Por isto Boehme modifica um pouco a concepção da predestinação e articula um discurso menos fechado e impossibilitador do que o de Calvino.

Há muitos anos atrás fiz estudos sobre a queda no paraíso,de Adão e Eva,na interpretação católica e protestante e mostrei como no último caso a culpa e o anátema tinham sido mitigados:se Deus maculou o homem(e a mulher)pelo pecado original, a queda no mundo oferece grandes possibilidades de crescimento e... redenção(?)ao casal.

No fundo aqui começa uma diluição de certos dogmas do cristianismo,permitindo a ideia de que os homens ,transformando o mundo,transformam a si mesmos e podem se redimir,dialogando criadoramente com Deus.

Daqui,de Jacob Boehme nascem grandes discussões que desaguam no problema da alienação,do capitalismo,da verdadeira natureza de Deus e assim sucessivamente,que são os meus assuntos de sempre e os próximos.


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