Os estudos sobre dialética adquirem agora um novo
papel no meu trabalho,porque se trata de fazer uma análise dos manuais
soviéticos.Chegou a hora de acertar as
contas com estes manuais.
Lamentavelmente eu tenho que dizer que eles nasceram
sim das pretensões de Marx.
Quantas vezes os militantes como eu ouviram que por
falta de tempo Marx não pode realizar um dos seus sonhos dourados,que era o de
fazer uma lógica.Uma lógica dialética materialista.Lênin,para diminuir o
fracasso,disse que Marx deixou “a lógica
do capital”.
Mas é do Capital,da aplicação da dialética ao Capital
que Marx deseja extrair as categorias de uma lógica do real.
Esta é a origem dos manuais soviéticos,daquela visão
paupérrima tipica do cânon bolchevique(como de todos os canons em geral),que
empobreceu enormemente o marxismo e que mutatis mutandi é o que reverbera nas
cabeças dos militantes brasileiros(mesmo
os gramscianos)até hoje.Principalmente no Brasil,público ao qual sempre me
dirijo.Embora eu veja isto também acontecer no novo socialismo estadunidense,me
dirjo fundamentalmente ao público brasileiro,a este militante mal formado que
eu fui um dia.E que continua justificando a ascensão da direita,como sempre.
Marx aplicou,como tenho dito em muitos artigos e
livros,a dialética como Hegel a propôs.Não tem inversão nenhuma.Achando
erroneamente que fizera esta recolocação da dialética sobre seus pés ele quis
descortinar os segredos do movimento do real,mas apenas se iludiu e fez um
ficção,porque a dialética hegeliana e a dele supostamente não existem no plano
objetivo.
Muita gente atribui a Sartre a afirmação de que a
dialética é produto somente da consciência ,mas foi Proudhon,como ressaltou
Gurvitch,que emitiu tal conceito usando a dialética de Kant.Se é assim(e é)foi
Kant quem afinal descobriu esta verdade.Os conjuntos práticos de Sartre estavam
em Proudhon,mas em Kant a ideia de uma dialética subjetiva já estava.
Isto prova que os pensadores,por mais geniais que
sejam cometem erros e escolhem de modo errado.Marx preferiu a dialética hegeliana,porque
esta prometia uma nova ciência,numa época estreitamente cientificista,de recusa
da filosofia.Ele era assim e por isto enveredou por um caminho que se revelou
errado,décadas depois,um século depois.Houve outro que acertou e ELE ERROU.
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