sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Conosce te ipsum

Petição de princípio.
Continuam os questionamentos indiretos sobre a validade do meu trabalho.Uns dizem que sou comentarista,outros que não tenho uma profissão,uma unidade a ser compreendida pelos outros.
Mas eu repito o que tantas vezes tenho dito aqui:não sou comentarista,sou um publicista,que é alguém que publica alguma coisa que pesquisou.Sou um pesquisador.Lógico que nesta atividade existe muito de comentário e o comentário também propicia o mesmo resultado que uma pesquisa:uma prospecção constante de possibilidades no estudo da vida ,do mundo ,da experiência e do conhecimento em geral.
Se isto vai ter um significado transcendente,transtemporal eu não sei,mas coisas novas aparecem neste meu trabalho.
Mas o trabalho expressa a vida do pesquisador e a minha vida tem um elemento unificador desde a minha tenra infância:a utopia.A única coisa que me preocupou desde pequeno foi como ajudar o Brasil e a humanidade a se emancipar,a sair da miséria e do sofrimento.
A minha interdisciplinaridade é toda voltada para este escopo:a epistemologia e o conhecimento em geral como direitos de todos e como primeiro e necessário passo para “ transferir o poder para o povo”.Povo livre não é aquele que tem um fuzil na mão ou que esteja armado,como queria Guevara ,mas o que detém o conhecimento e pode buscá-lo e produzi-lo por si mesmo,como qualquer douto.
O conhecimento não se manifesta só pela ciência e nem se reduz a ela:tudo o que o homem faz,na arte,no trabalho,na filosofia,na vida cotidiana,nas relações sociais ,é conhecimento.Por isto trato de todos estes assuntos.
A politica é o meio de se chegar à utopia e também trato dela com os mesmos objetivos.
Assim todos os ramos de que falo nos meus textos entram neste projeto de vida.Não se trata de diletantismo,mas de mostrar que a erudição e a interdisciplinaridade intelectual são as únicas capazes de produzir sentido e história.A compreensão do ser humano é interdisciplinar,porque o ser humano não é uma coisa só,mas tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário