terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Conosce te Ipsum II

Não é tanta coisa assim

Eu ,se observarem as minhas atividades nos blogs ,não me disperso tanto assim:eu trato de marxismo,das disciplinas humanas,principalmente filosofia,no blog temas e no blog conhecimento eu trato dos assuntos diários e corriqueiros de cultura e politica.
Tudo o mais é aprofundamento destes três “ escaninhos” digamos assim,das minhas atividades principais.Certo,acrescento análises esportivas,futebolisticas,que parece que causam espécie em certas rádios aqui do Rio de Janeiro.Eu acompanho futebol desde 1971 e diuturnamente,pelo quê me considero capaz de falar muito bem sobre o assunto.
Recordo-me uma vez alguém próximo a mim que acusou Albino Pinheiro de não ter qualificações para falar de Carnaval,porque não tinha feito faculdade.O Brasil,país influenciado pela tradição estatizante ibérica,valoriza só o canudo,mas há muita gente que conhece o livro da vida do mundo mais do que muitos possuidores de canudos.Além do mais o livro mais importante é o da vida.O livro do mundo,como dizia Descartes.
Uma das razões que identifico como causadora do desinteresse do brasileiro em ler,o que torna as campanhas em contrário,destinadas ao fracasso,é este moralismo de fazer leituras por dever,quando as necessidades cotidianas são tão importantes quanto o ato de ler,havendo,pois,obrigação relacionar as duas mediações de maneira criadora.
É o que dizia Carl Sagan:”Não há como fazer as pessoas se interessarem por ciência se não a tornarmos interessante”.
A minha atividade de pesquisador é profissional sim,mas procurando incluir também as pessoas que não o são.Por isto uso um estilo de linguagem palatável,sem prejuízo do rigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário