segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Leitura de Aristóteles

                                                                 A definição II

Quando Aristóteles pretendeu dar os principios de uma ciência primeira,definitiva ,buscou a ordem do mundo,de modo a que esta servissse de modelo ao comportamento humano.

Na Metafísica Aristóteles procura os principios mais gerais de tudo o que existe,o Ser.O termo metafísica não é dele,é de seu discipulo Andronico de Rodes e significa o logos que está além da physis propiamente dita e que a explica.

Aqui é que as questões relativas ao problema da metafísica aparecem.Nietzsche culpa Sócrates pela Metafísica e suas limitações,mas a verdade é que ela vem dos pré-socráticos e atinge a sua sistematização em Aristóteles.

Dentro deste meu propósito de marcar a importância e validade da Filosofia como saber profissional devo dizer algumas palavras prévias sobre Aristóteles e sobre ela antes de entrar propriamente no texto.

Umas das críticas que tenho feito ao marxismo e ao século XIX é ter consagrado o princípio do monismo,sucedâneo da metafísica.De qualquer modo ,desde o inicio da filosofia, se busca um principio geral de todas as coisas,uma “ ciência primeira”.Tales foi o primeiro a lançar esta ideia e Aristóteles continua esta tradição,só que reunindo uma complexidade maior do mundo.Ma s no final das contas o monismo nasceu aí,porque ele é igual à metafísica:supõe causas primeiras,finais,de tudo o que existe,o que não o real.

Sempre sofro críticas por ter uma postura eminentemente critica em relação aos “grandes homens”,aos grandes intelectuais e cientistas,porque os seus seguidores vendem a intocabilidade deles,no afã de obter a sua.

Mas os maiores intelectuais e cientistas são datados ,sofrem com a influência do tempo e com as suas limitações.Nem sempre tudo o que produzem transcende ao tempo em que viveram.

A “ ciência primeira” que foi chamada depois de metafísica pelo seu referido discipulo peripatético é a busca de um sistema que dê conta do mundo inteiro e tal não é possível.

Isto quer dizer que Nietzsche tem razão,a metafísica está toda errada?O sistema fechado da metafísica ,a pretensão de abarcar tudo sim,está ultrapassado e foi sempre ilusório.É a tal limitação de tempo histórico.Mas alguns dos seus temas e ideias permanecem.

Para mim a filosofia é influenciada por tudo,mas principalmente pela ciência ,que lhe traz pelo menos parcialmente o que é o mundo ,o que o real é.

O filósofo não é,por definição,um cientista,mas não é à toa que os primeiros filósofos ,exceptuando Platão e Sócrates ,tinham uma ligação extrema,prática, com ela. Aristóteles era médico e biólogo.E como seguidor de Tales ele tem um contribuição essencialmente filosófica para a humanidade,mas sempre relacionando com a ciência do seu tempo que ele praticava e pensava contribuir.

Como Hegel mostra em sua história da Filosofia, muito embora a afirmação de Tales seja cientificamente errada(tudo é agua) ele marca o inicio da filosofia porque constrói um logos explicativo geral que gera uma continuidade racional.

Aristóteles segue esta tendência ,mas a relaciona diretamente com a ciência que diriamos hoje “objetiva”,”particular”.Há pré-socráticos que têm a mesma relação com a ciência(Empédocles,Anaximenes,Anaximandro),mas nenhum deles com a amplitude de Aristóteles.

No século XIX Aristóteles foi considerado uma criança,por “acreditar” na sua ciência e fundar uma filosofia nesta ciência rudimentar,mas apesar do erros ,dos problemas ,subsiste o logos, a discussão sobre o logos,sobre o papel da filosofia de Aristóteles e da filosofia em geral.

É sob este signo que nós vamos ler,junto com os leitores,este extraordinário livro intitulado “ Metafísica”.O termo,dado por seu úlitmo discipulo,indicava apenas a posição deste livro no computo das obras do Mestre,que estavam sendo organizadas por ele.Ele a chamou de “o livro depois da fisica”,o livro que vinha ,na edição geral,depois dos textos sobre fenômenos físicos.É só uma questão formal aparentemente,mas num certo sentido cabe como fundamento,na medida em que o “ depois da física” se torna um discurso que se ergue sobre o mundo real revelado por ela.

É sob este paradigma que nós temos que entender Aristóteles e a metafísica,mas de fato a metafisica é a ontologia,o estudo do Ser enquanto Ser.O que fica profissionalmente é isto,constituindo-se na relação com aquela ciência primitiva(no sentido de inicial),mas dela se separando.

Curiosamente a Metafísica começa com uma petição de principio de Aristóteles,uma proposição que nós diriamos hoje, “ideológica”,como consciência falsa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário