segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Leitura de Aristóteles

 


a definição

Ao longo destes textos farei análises que têm a ver com o texto mesmo ,mas também com tudo o que foi dito a respeito de Aristóteles.Reuni outros autores em volta para explicá-lo,mas também para ver a sua repercussão e suas possibilidades,no que é o objetivo destas leituras,bem como ressaltar o caráter útil e profissional da filosofia.

Fazer esta defesa da filosofia para mim é muito importante do ponto de vista pessoal.Não tenho diploma de mestre ou doutor e não me proponho como autoridade de nada.Mas o gosto de fazer filosofia e desde pequeno ser criticado por intentar algo inútil me mobilizou sempre a defender a presença deste saber na vida e mostrar como ele a modifica.

Existem muitas coisas,uma pluralidade de coisas na vida humana que nos chama a atenção.Diante desta “ floresta” precisamos de critérios para cruzá-la.O mais importante dentro de nossas escolhas é nos manter vivos,sobrevivendo ,porque nada nos é dado de bandeja.

A partir daí as escolhas se fazem no sentido de garantir a nossa vida,de forma imediata.A filosofia é criticada desde priscas eras,desde antes de Aristóteles de não contribuir para a sobrevivência humana.

Os gregos e os antigos de modo geral não faziam esta acusação,mas os menos abonados ,os despossuidos,aqueles que viviam do seu trabalho,não estavam nem aí para o pensamento.

Contudo se nós observarmos o desenvolvimento da Filosofia nas suas relações com a vida cotidiana ela está sempre “ ajudando”,como uma intrusa noturna,que acaba por se “ impor”.

Em meio à referida pluralidade ,em meio a tantas coisas individualizadas, o homem precisa de algo que lhe é ensinado na vida e que ele não reconhece:não é só trabalhar e ganhar a vida.Tal tarefa ,como qualquer outra,não é a única.Por mais materialistas que sejamos,este momento de não fazer nada e pensar se impõe sim,permeando a vida cotidiana,íntima,sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário