segunda-feira, 7 de março de 2022

A Amazônia é sim do Brasil

Serie propostas para o Brasil e para a utopia


O cotidiano de trabalho deve prosseguir apesar destes insultos que nos acomete a História.Mas quando a paz vier tudo deve estar no seu lugar para que tudo prossiga em boas condições.

De nada adianta ficar só preso ao problema da guerra.A memória do sofrimento e a sua lembrança é o que devemos fazer,aqueles que estamos fora do conflito.Agir assim como São Paulo diante de Cristo na cruz:lembrar sempre,principalmente nos momentos de júbilo e de prazer da vida.

Em vista disto inicio uma série sobre ideias que tenho e tive ao longo da vida e que me assaltaram a cabeça mais e mais ,quando o projeto politico desapareceu progressivamente do meu horizonte,pela pequenez dos politicos e partidos que contatei,com naturalmente exceções.

Antes da Guerra Macron,Presidente da França se referiu à Amazonia,como sendo de todos e não só do Brasil.

Eu escrevi na ocasião um artigo já adiantando estas ideias e falei exatamente aquilo que eu vou falar neste artigo,só que aprofundando.

Esta afirmação de Macron,o xoxo,casa com outras feitas por europeus em outros tempos:quando Jacques Cousteau veio ao Brasil lançou o conceito,que é ainda seguido por muita gente aí da midia,de que a Amazônia é o pulmão do mundo,mas logo depois ficou provado que são os oceanos.

Pura estratégia para a internacionalização da região.E ademais estes povos também destruiram a natureza o quanto quiseram e agora vêm exibir exemplaridade para outros povos.

Naquele antigo artigo disse que a Amazônia tem que ser o manancial de emprego do povo brasileiro e matar a sua fome definitivamente.

Algumas ideias estão presentes aí há muitos anos e depois eu tratarei delas.O que eu queria dizer neste texto é que além disto a Amazônia é o ponto de partida da famosa “tamponagem do deserto” segundo o livro de geopolitica de Golbery do Couto e Silva.

Apesar de Brasília,que melhorou muito a situação,o Brasil ainda é um páis muito litorâneo e sem também cercar o centro do Brasil de população a capital fica isolada,o que é um problema atual.

A Amazônia tem que ser ocupada pelos brasileiros assim como o centro-oeste,fazendo um espalhamento do povo,como fizeram os Estados Unidos no século XIX.

As tentativas da ditadura militar não foram bem sucedidas por causa dos seus comprometimentos com os setores mais atrasados do Brasil,que até hoje não querem mudanças,mas certos desenhos são verdadeiros porque não vai ser possível tamponar o deserto sem deslocar populações e estas não poderão ser jogadas no nada como o foram no passado.

Nos próximos artigos tratarei de como é possivel sair destes impasses nacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário