domingo, 19 de junho de 2022

a parte final de meu etxto sobre kant

 

Depois dos dois ensaios anteriores estou apto a fazer uma proposição de interpretação de Kant.Trata-se de inverter o significado da expressão “Doutrina Transcendental dos Elementos” de um apriori para um a posteriori.

Na definição de Kant transcendental é aquilo que é dado a priori:o pensamento,a representação do mundo é algo que que precede a tudo,a toda empiria.

Na medida em que como vimos falando estes anos todos este esquema de recuperação da metafísica não tem fundamento,quer dizer,o apriori é uma limitação de época e individual de Kant e se é possível,como mostrou o neokantismo,reinterpretar Kant de modo que ele faça sentido e recupere a filosofia diante do cientificismo, a transcendentalidade tem que mudar,porque neste processo de reavaliação ela supostamente desaparece.

No meu modo de entender pode-se falar em transcendental ,algo que ainda esta fora da experiência,da apreensão por parte da subjetividade humana e em termos filosóficos esta denominação e compreensão nos daria condições de unir o método filosófico de Kant com a nova realidade propiciada pela sua nova interpretação.

Kant é meta-histórico,meta-temporal,conscientemente,analisando a experiência humana referenciada ao a priori da representação racional

Nenhum comentário:

Postar um comentário