sábado, 18 de novembro de 2023

Corte epistemológico


Eu inicio agora uma nova série,que há muito venho planejando:a série sobre itens e verbetes de dicionários não só de língua portuguesa,mas também dos científicos.

O primeiro item é de filosofia:o famoso corte epistemológico,que é criado  por Gaston Bachelard e que se refere à história da ciência,ao modo como ela é produzida.Segundo ele a ciência se faz por “ cortes epistemológicos”,rupturas constantes entre um saber anterior e outro que nasce de sua crítica,de sua superação.

Contudo,esta conceituação não esgota o problema do “ corte epistemológico”,que tem,como noção polissêmica,vários significados.

Historicamente o corte epistemológico nasce num dos prefácios de Engels ao terceiro volume de O Capital,quando ele compara Marx e Lavoisier,que tinha “ fundado” a química,com o uso da balança.

Esta idéia ,a respeito de Lavoisier, foi propagada por ele mesmo(Lavoisier) e pelo papel cientifico nacional francês que ele desempenhou,ou seja,para conferir um significado decisivo maior à sua contribuição e à de seu país no plano histórico e produtivo de avanço da ciência ,com suas consequencias econômicas conhecidas.

O mesmo queriam Marx e Engels.Mas este “ corte” não existe da forma absoluta que se  pretende:muitas águas rolaram até que pudéssemos nomear uma ciência de química( e olhe lá).

E também a acepção de corte epistemológico que mais perdura na história da ciência é aquele que nos remete à Kant,quando determina que a subjetividade constitui os setores de conhecimento no real.

Às ilusões hegeliano-marxistas, Kant propõe não um conhecimento cientifico geral,mas construído  permanentemente  e aí o próprio conhecimento “ padece” de um movimento  que põe as suas conclusões sempre em xeque ,o que nos faz concluir que há uma ponte entre Kant e Bachelard.

A questão do corte epistemológico, a sua importância capital como problema,está em induzir a todos a pensar que não há conhecimento durável,o que é uma crítica de Hegel(e Marx[?])e sua(-s)aufhebung .

Assunto para um próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário