quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

A definição real de comunismo A partir dos direitos humanos

 

Na minha luta para que as pessoas compreendam o real papel histórico do socialismo real,venho definir o que é realmente comunismo,a partir da idéia burguesa de direitos humanos.

Esta idéia foi contestada pelos socialistas e por Marx como parte da ideologia “ falseadora” da exploração,mas hoje ela representa um dos campos de luta para a emancipação do mundo do trabalho.

Tal verdade devia entrar na cabeça de certos radicais por aí,inclusive aqueles envolvidos com os direitos humanos diretamente e financiados aí pela Holanda...

O fato de ser uma idéia da burguesia deveria impedir pessoas sensatas de sair por aí culpando esta classe por tudo o que acontece,inclusive no plano individual.

A idéia de um projeto de direitos humanos esbarra no fato de que a liberdade burguesa,identificada com a iniciativa privada(dir-se-ia empresarial)não tem como ser realizada por todo mundo.Todo mundo não tem como ser empresário individual,bem-sucedido,sem trabalhadores.

A experiência de construir uma sociedade socialista só com trabalhadores realmente produtivos(no sentido de Marx,produtor de mais-valia)não deu certo também porque não é suficiente tal idéia no afã da super-produção necessária à distribuição equitativa e até excessiva ,que é a finalidade do comunismo.

Como eu venho explicando,o igualitarismo é a causa da incapacidade de um sistema assim de produzir segundo esta finalidade.

Portanto o meio-termo é o que gera a condição de solucionar estas contradições.Como Marx (e outros utopistas)disseram ,a  solução é libertar o homem da natureza ou,pelo menos,dar-lhe continua autonomia,o que o libertaria também do trabalho excessivo,que lhe tira tempo livre para viver,consigo e com os seus,sem as tramas ,dificuldades e distorções que a sociedade da escassez produz.

O objetivo real do comunismo em Marx é a construção do tempo livre.Assim como o capitalista constrói a partir dos outros ,este tempo livre,todos  devem ter esta condição.

É como aquele personagem de Nelson Rodrigues,em “ Vestido de Noiva”: “Meu pai me deixou empresas lucrativas funcionando às maravilhas.Eu as herdei e não preciso fazer nada,só,pela ordem ,ir atrás de mulheres,chope e sinuca.”

A humanidade tem que ter tempo livre para como Marx diz na “ Ideologia Alemã”,ser trabalhador de manhã,por vontade própria e por dever(porque a necessidade de trabalho não acaba),ser pescador à tarde e amante de noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário