quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Kant e Heidegger

 


Quando fiz a minha especialização em filosofia a professora que me explicou Heidegger disse que a dialética hegeliana era uma base deste pensador do século passado.

Na medida em que na dialética há como se referir a uma coisa que pode ser outra,como macho-fêmea,burguês e não burguês(ou operário),um ser e seu contrário no processo do movimento,tal verdade ajuda na compreensão do dasein ,do isto  e do  sentido .Porque cada momento do movimento é um dasein  e a cada momento interligado com outros nós construímos um sentido.

Contudo penso ser possível construir tal coisa com Kant, a partir não do movimento ,mas da compreensão do mundo.Se,como já expliquei,não é possível saber a “ coisa-em-si”,porque existem dela inúmeras e infinitas manifestações,cada uma delas é um dasein ,um isto .

Conforme exemplifiquei em artigos anteriores ,existem múltiplas manifestações do ser ,da coisa, e eu sempre uso o exemplo cotidiano  da parede:há paredes de diversos tipos,materiais diversos,formas diversas e assim por diante.

Cada uma delas não tem como se adequar a uma abstração universal,um conceito universal que dê conta de todas  elas.

Como a parede não pensa nada,o homem é que lhe dá sentido:na frase “a parede onde está o quadro”,denota a presença de dois itens colocados com algum intuito pela mão humana.Dois itens , daseins ,portanto são unidos para formar um sentido.

Por isto em Kant há Heidegger,mas isto traz consequencias a analisar no pensamento deste último e que eu considero como algo critico e interpretativo no seu pensamento:

Neste isto  não há por acaso essência e substância ?Não há uma ligação ainda com Aristóteles?Próximo artigo.


 

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