quarta-feira, 11 de março de 2020

A alienação

No sentido que lhe é dado por Marx, ação pela qual (ou estado no qual) um indivíduo, um
grupo, uma instituição ou uma sociedade se tornam (ou permanecem) alheios, estranhos, enfim,
alienados [1] aos resultados ou produtos de sua própria atividade (e à atividade ela mesma), e/ou [2]
à natureza na qual vivem, e/ou [3] a outros seres humanos, e – além de, e através de, [1], [2] e [3] –
também [4] a si mesmos (às suas possibilidades humanas constituídas historicamente). Assim
concebida, a alienação é sempre alienação de si próprio ou autoalienação, isto é, alienação do
homem (ou de seu ser próprio) em relação a si mesmo (às suas possibilidades humanas), através dele
próprio (pela sua própria atividade). E a alienação de si mesmo não é apenas uma entre outras
formas de alienação, mas a sua própria essência e estrutura básica. Por outro lado, a “autoalienação” ou alienação de si mesmo não é apenas um conceito (descritivo), mas também um apelo
em favor de uma modificação revolucionária do mundo (desalienação).”
O trecho acima tirado do dicionário Bottomore de marxismo nos dá condições de analisar este conceito importantíssimo.Este artigo integra estudos preparatórios de um livro que estou terminando sobre a alienação,para reunir de vez as minhas conclusões sobre este tema.
No passado tomei contato com uma discussão decisiva lendo o livro de Leandro Konder “ Marxismo e Alienação”,sobre se Marx havia deixado de lado o conceito de alienação pelo de fetichismo da mercadoria.A alienação pela reificação ou coisificação.Diriam os psicólogos,objetalização.Mas na verdade todos estes termos indicam ,por sua polissemia,os diversos e distintos conceitos envoltos no termo alienação.
Sob um prisma dialético,sob uma lógica dialética ,talvez houvesse uma carapaça rigida que facilitaria a nossa compreensão do fenômeno,mas e a polissemia contribui para isto,a consciência da alienação introduz um caos no processo de seu entendimento.
Se a consciência da alienação não desaliena ,o fenômeno se impõe à humanidade?
Se alguém objetaliza o outro,digamos,um homem que só considera a mulher a partir de seu corpo ou um homem branco que considera uma raça inferior à sua (modos [sociais]de objetalização])e busca manipulá-la tal objetalização não é problema para ele e o é para quem é objetalizado somente na medida em que ela se traduz em formas de manipulação ou exploração(escravidão).A construção ,por parte do negro,de sua auto-estima,o mais decisivo passo subjetivo de superação desta objetalização que lhe é social e psicologicamente imposta considera esta imposição,mas a transcende ,porque se assim não fosse,a inevitabilidade da dominação seria confirmada,confirmando o preconceito,restando os processos sociais de objetalização,objetivos,de fato,como a excludência.
Existem modos de alienação.Eu escolhi a objetalização porque serve aqui melhor aos meus propósitos iniciais de exposição do problema,mas tratarei dos outros no artigos seguintes.
Já ,acima,pus o problema:a consciência desaliena?Ça depend !O processo de alienação se dá na relação com o mundo e consigo mesmo.Na relação consigo mesmo avulta em importância relação com a subjetividade e nesta mediação a auto-consciência desaliena,como nós vimos acima em que a alienação significa alinear-se das suas próprias capacidades,que não são reconhecidas(ainda)pelo sujeito.E também no que tange à consciência de algo que o separa de algo que é seu,pode sofrer desalienação se for possível ,como vimos nos exemplos supra-citados,mas estes mesmos exemplos demonstram que não é possível superar a alienação social,a exclusão,pela consciência,mas pela atividade social(politica[militância]),que não resulta de modo imediato.
Assim sendo quero deixar claro que o processo de alienação não obedece a uma lógica fechada(dir-se-ia dialética)em que tanto a consciência e a relação com o mundo seguem um esquema rigoroso,monista ,pelo qual se constrói uma regra de desalienação,mas depende das condições empiricas complexas do mundo em que a desalienação ocorre ou não,ocorre e retorna,se mantém ou se dilui,fatos que eu vou abordar proximamente.

v

Nenhum comentário:

Postar um comentário