terça-feira, 4 de julho de 2023

Descartes e Pascal

 

Na análise das figuras históricas do pensamento humano,avulta em importância discutir o máximo da capacidade produtiva delas,para servir a um propósito pedagógico.

Inumeras vezes já disse que não é uma questão de vontade ser um grande homem,um grande criador e realizador.

Tudo depende da oportunidade e do esforço de cada um.Quer dizer:estar no lugar certo e na hora certa.Saber dar a resposta certa no momento certo aos desafios do seu tempo.

Mesmo,evidente,há que reconhecer que faculdades mentais especiais precisam ser reconhecidas não só para dar o devido valor à pessoa,mas também reconhecer a medida de sua contrbuição para a sociedade.

Como os homens são inevitavelmente desiguais,a contribuição d e cada um,segundo as necessidades sociais,deve ser apurada não para efeitos de exaltação,mas de contribuição.

Igualar estes realizadores é,no final,reprimir o valor individual e este é um dos erros fatais do socialismo,que de ideal de justiça,tornou-se uma forma corriqueira e igualmente deletéria de totalitarismo destrutivo e auto-destrutivo.

As duas maiores cabeças ,no meu modo de entender,são Descartes e Pascal porque deram contribuições decisivas tanto nas ciências humanas quanto nas ciências naturais e neste último caso não se trata de filosofia expontânea dos cientistas,mas de contribuição real,embora os dois lados da atividade se condicionem.

Em relação a Galileu pode-se dizer que as suas elucubrações são derivativas da sua atividade cientifica,ainda que não percam por causa disto qualidade.

Galileu criou o conceito fundamental de experimentação,mas este conceito foi sendo elaborado progressivamente e as suas afirmações dando conta de que criou uma ciência,perderam sentido ultimamente.

Descartes e Pascal souberam trabalhar bem esta relação ,com os dois lados, e a análise de suas contribuições nos permite ver como estes dois lados funcionam,como são feitos ,como se interpenetram e se separam.

Veremos no próximos artigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário