terça-feira, 25 de julho de 2023

Maquiavel


Assim como Shakespeare, Maquiavel tem uma característica muito importante para mim: nós sabemos que há certos autores em que as entrelinhas são tão importantes quanto as linhas.

Na verdade ,como se sabe, o ser humano só se alfabetiza quando consegue ler as entrelinhas e não fica só na literalidade das linhas

Muitos críticos ,como Bárbara Heliodora, não aceitam que alguém faça uma interpretação de Shakespeare além do que ele disse na literalidade de seus textos, mas tanto ele quanto Maquiavel permitem uma interpretação extensiva e livre que não nega necessariamente aquilo que eles escrevem.E isto é uma qualidade excepcional.

No caso de Maquiavel e de seu capítulo 8 ,de que eu tratei recentemente, fica claro. As interpretações sobre esse pequeno texto e esse pequeno capítulo são bastante possíveis e na verdade eu considero que é um dos elementos decisivos de toda a estratégia política em todas as épocas.

Já ouvi de muita gente boa dizer que as concepções de Maquiavel que são muito parecidas com as de Luiz XI e de outros políticos ao longo da história não são mais do que um recolha da experiência desses políticos e figuras , mas na verdade ele sintetiza essa experiência humana antes dele e depois tira as conclusões as mais importantes sobre o fazer política e ter estratégia política.Quero dizer analisa o passado e consegue projetar o futuro.

Muita gente acha que política é fácil.No entanto ela tem um grau de concreticidade muito grande e exige de quem a faz uma certa atenção e um certo sangue frio, nervos de aço, para poder fazer a sua estratégia e ganhar os seus objetivos.

Eu escrevi um artigo algum tempo atrás sobre como a figura do atual presidente americano Joe Biden é extremamente contraditória ao retirar os americanos do Afeganistão deixando para trás os talibãs contra os quais os Estados Unidos lutaram tanto e perderam vidas.

Assim outros exemplos provam que às vezes o desejo individual de um politico se contradiz com a sua atividade:o Presidente Franklin Roosevelt queria ter uma participação maior e inicial na segunda guerra,mas não podia,sem motivo,impô-la aos americanos que desejavam neutralidade.Este motivo foi Pearl Harbor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário