sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Empédocles Monismo ou não? Ilusões da filosofia e dos filósofos

 

Quando se lê as elucubrações de Aristóteles na “Metafísica” sobre Empedocles e as suas quatro causas nós vemos inumeras e importantes consequencias deste pensador.Mas acima de tudo também prescrutamos pela primeira vez as ilusões da filosofia e dos pensadores por mais geniais que sejam,inseridos que estão na sua época sempre condicionada por limitações.

Até Empédocles,segundo Aristóteles, só haviam filósofos monistas,ou seja,que defendiam uma causa única para todas as coisas:Tales,Anaximandro,Anaximenes,entre outros,mas ao surgir Empédocles de Agrigento,com suas referidas quatro causas,este principio único parece ter acabado e influencia Aristóteles porque a passagem(modal)entre uma causa e outra parece indicar um principio de mudança que “ derrota” o monismo.

Empédocles é visto por Aristóteles como uma base fundamental de seu pensamento,exatamente por causa destas modalidades e aí,entre outros, estes fundamentos originam em grande parte(também)a filosofia do estagirita e a filosofia ocidental como um todo,porque não era possivel prosseguir dentro do monismo inicial dos jônicos.

Contudo é uma ilusão de Aristóteles pensar que isto acaba com o monismo:ele continua neste conceito de mudança,de multipla determinação fechada.

A múltipla determinação nos lembra outro filósofo:Hegel.Com fraturas e desvios salutares, há uma linha entre Empédocles e Hegel,passando por Aristóteles.

A “ crença” na mudança,que Aristóteles desenvolve a partir daí,é um principio também ,o qual não se resume na questão do movimento,do modo do movimento.

Existem muitos elementos relacionados(na linguagem)com o movimento:o tempo,os modos do tempo,fluxos,mudança(conceito),novo,que não têm como ser reunidos nesta categoria.

Aristóteles ficou preso então na armadilha do tempo,que ele pensara abarcar pelo seu pensamento,porque o tempo,a sua passagem ,mostrou verdades que ele não conhecia e ele não tinha um instrumental para destruir o monismo,como ele pensara ter feito na Metafísica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário