sábado, 30 de setembro de 2023

O Cosmos

Agora que estamos diante da possibilidade real de nos mudar para um outro planeta realizo um projeto também antigo de divulgar o chamado “cosmismo russo” e me associar à viagem de Carl Sagan no documentário de nome “ Cosmos”.

Na verdade uma viagem da humanidade que continua e estamos vivendo o momento inicial.

Quero usar esta viagem para discutir todas as questões que venho discutindo ao longo dos anos ,analisando esta nova perspectiva humana sob o viés do conhecimento,dos seus aspectos éticos e outros que aparecerão nesta minha aventura, que eu proponho dividir com o leitor,numa atitude que já é o que eu faço há dez anos.

Neste primeiro momento uma questão avulta:há um físico japonês midiático(cujo nome não lembro agora)que põe um problema bastante sério.

Será que nós não devemos primeiro solucionar os nossos problemas básicos aqui para depois ir?Nós estamos deixando de lado o problema ecológico,que supostamente “nos obriga” a tomar esta decisão.

Eu diria:não era o caso de fazer a utopia primeiro para depois ir?
No passado eu responderia sim.Mas hoje eu penso que o futuro em outro lugar,este horizonte, pode ser o meio para se chegar na utopia.

Por um simples fato:a quem pertence tudo isto que está diante de nós?Os planetas,as riquezas que eles contêem,as luas ,as suas riquezas e tudo o mais?

Diante desta infinidade de ganhos cósmicos vejo que se pode realizar uma proposta utópica comunista porque comunismo no seu sentido real é produzir exponecialmente para distribuir permanentemente para todos sem distinção.

Até agora a questão de como fazer isto não se desatou,mas diante da infinidade de riquezas isto já se colocou como realidade.

É lógico que é preciso de produção,de organização produtiva para isso,mas desde já há que ter um conceito diferente ,em termos juridicos inclusive,daqueles que usamos para debater a justiça aqui na terra:não se há de utilizar estes critérios de posse e de propriedade,associados só a quem trabalha.

São tantas riquezas,que em principio ,todos na Terra podem ter,ipso facto ,uma propriedade nestes planetas e luas e demais astros celestes.

Eu proponho tal coisa:se uma pessoa não tem ,na Terra,condições d e produzir(por vários motivos[não poder ir no local;não ter recursos])e nem no cosmos,quem puder,produz sem tirar dele a sua propriedade e antes de transferir para o futuro mercado consumidor o provê na sua existência.

Penso que o cosmos pode ser a estrada da utopia comunista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário