domingo, 19 de dezembro de 2021

Nietzsche e Lou Andreas Salomé

 

O exemplo da grande paixão de Nietzsche serve para mostrar as limitações do seu pensamento.Retornei a este tema depois de muito tempo.Mas as minhas conclusões foram as seguintes,neste periodo inicial dos meus estudos:apesar das visões sobre o “ além do homem”,aquele que não se submete a este conceito abstrato de humanidade ,que padroniza os comportamentos,segundo um principio humanista geral,ele não pode construir esta figura dissociada de toda a experiência humana geral.

Por mais que se busque alguém que tenha uma singularidade absoluta isto não é possível,porque em Hitler tem algo de São Francisco e vice-versa.

Não se pode idealizar o ser humano.Por incrivel que pareça o “uber-mensch” não tem como passar por cima da experiência coletiva da espécie humana e é ele também uma forma de idealização abstrata.

Em termos racionais o humanismo indica um sentido ,uma certa tendência à unidade da espécie humana ou uma tendência para valores indicativos de sua prerservação e continuidade.

Concretamente esta abstração nada tem a ver com o ser humano real,que não necessariamente age e vive segundo estes critérios.É aqui que Nietzsche pretende uma ruptura com este modelo,sendo este indivíduo o modelo de si mesmo.

Contudo é ilusório que alguém se constitua como singularidade absoluta.Ninguém é tão original que não tenha nada em comum com qualquer outro.

A objeção seria dizer que Nietzsche queria apenas construir uma perspectiva a partir deste “individuo concreto vivo”,mas mesmo esta redução não elimina que na experiência humana o abstrato está presente como experiência também.O abstrato humano, o humano genérico não é vazio,tendo pontos de contato com a experiência humana cotidiana e temporal.

Há certas características da humanidade,inscritas na sua natureza,que o diferenciam de tudo o que existe.Neste aspecto,dizer que o homem tem asas não tem sentido,mas que ele possui razão tem e isto está na sua vivência real.

Quando Nietzsche encontrou um exemplar deste “ueber mensch” na figura de Lou Andreas Salomé,deveria ter aceitado a negativa de amor dela,respeitando a sua perspectiva,o seu sentido,mas a frustração que lhe sobreveio prova a contradição de sua visão com a realidade:por mais que a pessoa queira ir além dos padrões que a sociedade apresenta(e impõe, no entender dele),como os do romantismo,do sentimento amoroso(amplamente considerado),estes liames permanecem a exigir um desvio no sentido,um desvio em direção ao padrão e ao...rebanho.

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