quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

A crueldade fraternal II artigos sobre o marquês de sade

 

Agora posso entender a partir deste texto do Marquês de Sade a amplitude do significado desta figura literária.O texto a que me refiro,cuja leitura desencadeou estes meus novos artigos,é intitulado exatamente como “A crueldade fraternal”,em que dois irmãos ,para “proteger” uma irmã de ser enganada por um oportunista,o matam,ferindo o seu coração.

Mas depois eu retorno a este texto.Este artigo é para complementar o anterior e eu fiquei de explicar o que tem a ver tudo com o Marquês de Sade.

Ora,o que caracteriza o verdadeiro sadismo,que ficou “comprovado” com os grandes carniceiros dos últimos 100 anos é que tudo o que se faz de violência é por um motivo nobre.

O que caracteriza o destruidor é a sua certeza ,é esta certeza de que faz o melhor.Faz o certo.

Destrinchar esta ominosa contradição foi sempre o fazer do Marquês de Sade,além de escandalizar de alguma forma a sociedade que o reprimia.

Agora sim nós podemos tratar do que realmente motivou o Maquês,Alphonse Donatien a se tornar este personagem:eu me referi ao fato de a França ser um país extremamente repressivo e não me lembrei de citar um caso,objeto de um texto famoso de Diderot.

Em “ A religiosa” Diderot romanceia o caso de uma menina forçada a ser freira contra a vontade.O sistema de vida da aristocracia era de modo a permitir que o aristocrata fizesse o que bem entendesse,mas ela era também observada,o dia todo.

Maria Antonieta quando acordava,não era no horário de sua escolha,mas aquele determinado e já um monte de serviçais em volta de sua cama estavam a postos,para limpá-la,vesti-la,verificar as suas necessidades e assim por diante.

As minhas pesquisas me conduziram à constatação,que se encontra num Norbert Elias por exemplo,sobre a formalidade das relações até a segunda guerra mundial.

No youtube vi videos em que grandes figuras da história tinham a sua vida acompanhada por todos.

Quando em 1954 Churchill ficou doente e saiu do hospital milhares de pessoas,principalmente mulheres, estavam do lado de fora olhando o traslado dele da ambulância para um carro pessoal que iria conduzi-lo à casa.

No caso do Marquês de Sade,esta formalização/imposição se deu da pior forma possível:Alphonse se apaixonou pela caçula de duas irmãs,mas a sua família e a da menina combinaram que ele deveria se casar com a mais velha.

Donatien tentou evitar esta imposição e já casado,quis raptar a caçula(Anne Prospére),tendo sido impedido.

Após verificar a impossibilidade de seu amor,a sua narrativa pessoal se tornou o que nós conhecemos hoje.

Estas narratinas a respeito do Marquês são muito duvidosas,por razões óbvias:ninguém quis efetivamente guardar as memórias destes acontecimentos.Mas existem biógrafos e autores que tratam dele ,tornado-o um dos mais polêmicos personagens da história e da literatura.

Alguns destes autores contestam todo este desenho em torno do seu grande amor,visto abaixo.Outros o confirmam.Outros dizem que a sua esposa legal se prejudicava,mas alguns que ela participava das orgias.

Anne Prospére o grande amor de Sade

No emaranhado de dúvidas que é a sua vida vamos nos ater a alguns temas,como o que eu já coloquei acima,o bem feito através do mal.Mas também a análise da experiência humana no limite do desejo e as relações com o racionalismo iluminista.As relações com Kant e com a republica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário