segunda-feira, 30 de maio de 2022

Depois do monismo

 

A bem da verdade ainda não acabou o monismo na cabeça das pessoas,principalmente no senso comum:por influência da religião o ser humano continua pensando em termos de um principio único a reger o mundo.O fim do monismo,que ainda não é total na consciência das pessoas,é o fim da metafísica e o fim da religião,neste sentido que eu coloquei antes aí.

Eu diria que também é de Deus,mas aí o caso é mais complexo,porque se Deus não existe objetivamente,mas para quem acredita nele,ao menos como simbolo,não adianta dizer que morreu.

O fim do monismo e da metafísica poderia ter sido bem antes.Pelo menos há sinais ,entre os céticos,de descrença quanto aos grandes sistemas explicativos da História.

Mas estes esquemas venceram até hoje a parada.Isto ocorre porque eels são mais úteis aos projetos financeiros e de poder que nascem no final do século XVII,nos anos subsequentes à condenação de Galileu,o último cientista que fazia tudo só por prazer.

A condenação do italiano significou um aviso a todos os criadores para se enquadrarem nos esquemas de poder que,daí em diante,financiariam as investigações científicas.

Max Weber mostrou que da Reforma e da Contra-Reforma em diante se deu um processo continuo de racionalização das atividades humanas,entre as quais a ciência,a qual passou a ser controlada,como questão de estado,nacional e de estado.

A visão anti-metafísica e anti-monismo(uma forma (final?) de metafísica) é sempre uma possibilidade de romper com este controle geral do conhecimento e das demais atividades humanas.

Não é necessário esperar a física quântica moderna para consolidar esta posição,porque já os céticos o haviam demonstrado.

Colleti propõe no lugar da classificação da história da filosofia de Lênin,entre matrialistas e idealistas,a que opõe céticos e dogmáticos.

A física quântica atual ajuda a mostrar esta verdade:que o dogma é só ilusão,só ,quiçá,ideologia.Uma forma de linguagem,que pensa restituir o mundo,mas só o toca muito de leve,o suficiente para fazer o dogmático queimar as asas,como Icaro.

Depois do monismo nós temos um pensamento livre de confinamentos e exigências prévias.No máximo premissas,que não o paralisam.




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