quinta-feira, 15 de junho de 2023

 Descartes e Pascal

Uma vez,lendo o O Capital de Marx me perguntei se a matemática do Capital era fruto de consultoria por parte do autor com outras pessoas ,especialistas.

Anos depois eu tive a resposta lendo “Dialética da Natureza” de Engels .Num determinado passo Engels se referindo à Matemática afirmou que Marx era um matemático consumado.E anos depois foi descoberto um livro de Marx sobre integrais,cálculo inventado por Leibniz e Newton.

Este presente artigo é para discutir questões éticas da relação do senso-comum com os grandes criadores ou como se dizia idolatricamente “os grandes homens da humanidade”,o high society histórico das pessoas que “ sozinhas” fizeram tudo.

Em outra ocasião eu tratarei desta supra-dita forma de idolatria.Agora eu quero mostrar como a relação entre este top de linha com o senso-comum geralmente se distorce prejudicando a compreensão do conhecimento em geral e do seu papel na sociedade,quer dizer a contribuição de cada pensador.

Dir-se-ia que diante deste fato notável,o de Marx ser um autor de ciências humanas capaz de enveredar pelas ciências exatas(coisa que ele se considerava,um autor idêntico aos cientistas naturais[por isto dedicou o volume de o Capital à Darwin])Marx poderia ser considerado o maior filósofo da História,o maior pensador da História,como a BBC o caracterizou ano passado.

Contudo Marx não ofereceu nenhuma contribuição real na matemática.É verdade que se ele tivesse nascido naquele meio de judeus que se interessaram pela fisica do final do século XIX poderia ter se tornado um cientista igual à Einstein,mas enquanto ele nasceu e viveu no seu tempo histórico ,sua contribuição se manteve no plano das ciências sociais e de modo muito crítico.

Se formos levar em consideração o extraordinário destas aptidões de Marx estariamos propensos a colocá-lo no pedestal da humanidade,mas se analisarmos a história da filosofia existem dois homens ,dois pensadores, que são importantes no plano social e natural:Descartes e Pascal.Ambos produziram obras de relevo tanto na filosofia quanto nas ciências naturais,fisica,quimica e geometria principalmente.Aprofundarei isto no próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário